A abertura do evento terá a apresentação do violinista Francesco D’Orazio e do pianista Giampaolo Nuti
Entre os dias 29 de maio a 9 de junho acontece a nona edição do festival Mia Cara 2019, que celebra a cultura italiana. Serão promovidas exposição, espetáculos de música, balé e dança folclórica, exibições de filmes e palestras em diversos espaços culturais da cidade. Entre os destaques estão músicos italianos de relevância no cenário internacional, a exposição “2.8 Seta-Re” (com obras impressas em lenços de seda) e uma mostra de cinema sobre Luchino Visconti.
A abertura terá a apresentação do violinista Francesco D’Orazio e do pianista Giampaolo Nuti na Capela Santa Maria, dia 29 de maio, às 20h. Os ingressos podem ser retirados nas bilheterias da Capela, uma hora antes do espetáculo. O repertório inclui compositores clássicos e contemporâneos, como Igor Stravinsky (“Suite Italiene”). Estão confirmadas ainda as canções “Sonata in Sol” de Maurice Ravel, “Due Pezzi” de Luciano Berio e “Improvviso n.2 ‘Un Diavolo Sentimentale'” de Nino Rota.
Toda a programação é gratuita, exceto a feira gastronômica, que será nos dias 1º e 2 de junho, no Museu Oscar Niemeyer, com entrada de R$ 10 inteira e R$ 5 (meia-entrada). A programação completa está disponível no site www.miacara.com.br.
O Festival Mia Cara é realizado pela Embaixada da Itália no Brasil e pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba com produção de Lucia Casillo Malucelli, do Solar do Rosário. O projeto foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania com patrocínio da Havan, Unicesumar e Casillo Advogados.