Prazo de inscrições de propostas vai até 1º de março de 2020

Foto: Divulgação

O Museu Paranaense (MUPA) acaba de lançar o edital para recebimento e seleção de propostas de exposições destinadas ao espaço “Vitrine”, local expositivo em um ambiente de passagem dentro do museu, que se assemelha a uma grande vitrine.

As propostas devem estar relacionadas ao tema “Sinal dos Tempos”, que norteia o conteúdo programático do MUPA para 2020. As inscrições devem ser feitas de forma totalmente on-line até o dia 1º de março de 2020. Confira o edital completo aqui.

Podem se inscrever pessoas físicas individuais ou em grupo, inclusive curadores, colecionadores, produtores e pesquisadores, maiores de 18 anos, bem como pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras residentes no país. Cada proponente pode inscrever somente uma proposta. Em caso de envio de mais de um projeto, será considerado apenas a última proposta inscrita.

“A ocupação desse espaço representa o interesse do museu, tradicionalmente voltado às áreas de antropologia, arqueologia e história, em ampliar sua atuação de forma interdisciplinar para áreas de arquitetura, design e arte e em estabelecer possíveis inter-relações simbólicas entre o seu acervo e as exposições selecionadas, prestigiando assim a coexistência de diferentes formas de expressão cultural”, explica a diretora do MUPA, Gabriela Bettega.

As propostas podem ser das mais diversas linguagens contemporâneas, nas áreas de artes visuais (desenho, pintura, escultura, colagem, pintura, instalação, fotografia, gravura, entre outras, bem como a criação ou reprodução mediante o uso de multimeios, meios eletrônicos, mecânicos, cibernéticos ou artesanais de realização), design e arquitetura.

O tema proposto pela campanha de comunicação “Sinal dos Tempos” deve estar presente nas propostas expositivas de forma poética, estética, simbólica ou conceitual. Para compreender melhor o tema da campanha lançada em 2019, o proponente deve acessar ao texto disponível neste link.

A Comissão Julgadora será formada por três membros do MUPA e três representantes da sociedade civil, que detenham notório saber artístico, convidados pela instituição. As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: contemporaneidade e relevância; adequação ao Espaço Vitrine; relação com as áreas de atuação do MUPA e com a proposição “Sinal dos Tempos”; viabilidade técnica e de produção; e clareza e coerência da proposta. O resultado da seleção será divulgado no site do museu e nas suas redes sociais a partir de 6 de abril de 2020.

Exposição
As propostas selecionadas serão expostas a partir de maio de 2020 e terão duração de, no mínimo, sessenta e no máximo noventa dias. Se for de interesse do artista e do museu, o período expositivo pode ser ampliado. O cronograma de agendamento para cada uma das propostas selecionadas será elaborado pelo MUPA.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289 – São Francisco. O horário de visitação é das 9h às 17h30, de terça a sexta, e das 10h às 16h aos sábado, domingos e feriados. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 3304-3300 ou no site www.museuparanaense.pr.gov.br.

SERVIÇO: Edital de seleção de propostas expositivas para o Espaço Vitrine do Museu Paranaense
Prazo de inscrições: até 1º de março de 2020
Edital completo, inscrições e texto de apoio neste link