Museu em São José dos Pinhais recebe a exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”

Recorte da mostra do MON de singular coleção de bonecos japoneses poderá ser vista nas redes sociais do Museu Municipal Atílio Rocco

Agora, os são-joseenses podem ver o recorte de uma mostra do Museu Oscar Niemeyer sem sair de São José dos Pinhais. O Museu Municipal Atílio Rocco acaba de receber uma versão da exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, que está em cartaz na capital paranaense.
“Uma das maiores coleções de arte asiática da América Latina, que pertence ao acervo do Museu Oscar Niemeyer graças a uma generosa doação feita pelo professor Fausto Godoy, apresenta-se num novo recorte”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.
“O Mundo Mágico dos Ningyos” traz para perto do público a singular coleção de bonecos japoneses que, naquele país, extrapolam o lúdico infantil. Muito mais do que brinquedos, são objetos de forte simbologia, revelam os costumes e a cultura do Japão.

Proteção para a casa e a família

Fausto Godoy, que assina a curadoria, explica que os Ningyos ocupam um lugar diferente na sociedade japonesa em relação aos bonecos no Ocidente. “Para nós eles são brinquedos, enquanto no Japão são objetos cheios de significados milenares, que evocam uma atmosfera mágica e ritualística”, diz. “São muito valiosos, frágeis e guardados como tesouros de família”, afirma.

VEJA TAMBÉM: Nova exposição no MON reúne fotografias e instalações inéditas de Sonia Dias Souza

Tradicionalmente, os Ningyos são presentes utilizados para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos e também são exibidos pelas famílias em datas especiais e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.
O significado da palavra Ningyo é “forma humana”: nin (humano, gente) e gyo (forma). “Esses objetos aqui apresentados atravessaram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e da cultura japonesas”, comenta Godoy.
O horário de funcionamento do Museu Municipal Atílio Rocco, que reabriu para visitação, é das 10h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. O endereção é Rua XV de Novembro, 1660 – Centro, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A entrada é gratuita.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.