Museu da Imagem e do Som do Paraná realiza curso sobre fotografia analógica

Museu da Imagem e do Som do Paraná oferece curso teórico gratuito sobre os diversos processos históricos da fotografia analógica

Introdução aos Processos Fotográficos Históricos Museu da Imagem e do Som do Paraná
Curso gratuito de Introdução aos Processos Fotográficos Históricos é oferecido no Museu da Imagem e do Som do Paraná. Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove, no dia 20 de fevereiro, o curso teórico “Introdução aos processos fotográficos históricos”, ministrado por Tárcilo Pereira, que fará um breve panorama sobre os diversos processos históricos da fotografia analógica.

A aula é voltada a pessoas que têm interesse na área da fotografia mas que não estejam familiarizadas com processos históricos.  A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever é necessário encaminhar um e-mail para educativomis@secc.pr.gov.br.

Durante o curso, que integra as atividades da exposição “Ilhas da Imaginação”, em cartaz no museu, será feita uma introdução sobre a história da fotografia, passando por técnicas que antecederam a invenção da foto (como a heliogravura, a daguerreotipia, a cianotipia e o calótipo), e seguindo até a criação da película (filmes fotográficos de 35mm e 120mm). Serão abordados também os processos desenvolvidos por Hercules Florence, inventor francês que viveu no Brasil por volta de 1840, além das técnicas de impressão em placa seca e placa molhada – forma de impressão inventada e largamente utilizada no século XIX.

O ministrante, Tárcilo Pereira, é estudante de Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-PR). Trabalhou como oficineiro no laboratório fotográfico do Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, onde realizou oficinas de revelação de filme fotográfico com cafenol em 2018 e 2019; foi mediador do Museu Oscar Niemeyer e monitor dos ateliês de gravura no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba. Desde 2016 atua como fotógrafo do selo musical curitibano Onça Discos, e desde 2015 desenvolve pesquisas sobre revelação fotográfica utilizando cafenol, em paralelo a outras linguagens da gravura, como xilogravura, serigrafia e gravura em metal.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná fica na Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3232-9113 ou no site www.mis.pr.gov.br.

Serviço: Curso “Introdução aos processos fotográficos históricos”
Data: 20 de fevereiro
Horário: 15h às 18h
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná | Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro
Público-alvo: interessados em fotografia que ainda não estejam familiarizados com processos históricos
Inscrições gratuitas pelo email educativomis@secc.pr.gov.br. Vagas limitadas