Mulheres em Cena – Tempo de Formação Teatral, são oficinas gratuitas de teatro

De 29 de junho a 09 de julho a Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 122) será sede do projeto de formação teatral Mulheres em Cena – Tempo de Formação Teatral – 3ª edição, que contará com uma programação de oficinas gratuitas de teatro ministradas por mulheres que possuem um trabalho de referência no teatro brasileiro. As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho pelo formulário de inscrição abaixo. As pessoas selecionadas para participar das oficinas serão notificadas até o dia 25 de junho por e-mail.

Oficinas gratuitas de teatro abertas para pessoas de todos os gêneros
Oficinas gratuitas de teatro abertas para pessoas de todos os gêneros

Oficinas gratuitas de teatro abertas para pessoas de todos os gêneros

Desde a sua fundação, a Ave Lola possui um compromisso com a formação teatral voltada para artistas e jovens estudantes da área. O ineditismo do projeto “Mulheres em Cena” se dá pelo fato de que essa é a primeira vez que a trupe se propõe a fazer uma programação formativa com artistas mulheres de Curitiba e diversos cantos do Brasil: Ana Rosa Genari Tezza (PR), Luciane Ramos (SP), Mariana Gabriel (SP) e Naná Sodré (RE). Além das oficinas abertas ao público, o projeto também realizará cinco masterclasses gratuitas para estudantes da rede pública de ensino.

“O Mulheres em Cena é uma oportunidade não só para a cidade se atualizar, se formar através do teatro, mas também pra gente dar ainda mais visibilidade para essas profissionais que foram convidadas para a programação. É importante ressaltar que a curadoria teve o cuidado de trazer maior diversidade, convidando ministrantes negras que têm um trabalho de renome no teatro. Aqui elas poderão bagunçar e mexer um pouco mais na cena local”, ressalta Brenda Santos, curadora do projeto juntamente com Ana Rosa Genari Tezza.

Serviço – Mulheres em Cena – Tempo de Formação Teatral – 3ª edição

Programação de oficinas e masterclasses

Quando? De 29 de junho a 09 de julho de 2023
Processo de seleção: As inscrições estão abertas para todas as pessoas até o dia 20 de junho. Será realizado um processo de seleção dos inscritos e as pessoas selecionadas serão notificadas via e-mail até o dia 25 de junho.
Onde? Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro)
Link do formulário de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecmH-gAUZnmjSzqrv8R_XFH-DV7TsgILVYdlYnH8cRfd6Cxg/viewform

OFICINAS

30 de junho, 01 e 02 de julho | das 14h30 às 17h30
Oficina de Interpretação com Olga Nenevê

03 a 05 de julho | das 08h30 às 11h30
Oficina “O Corpo Ancestral dentro da Cena Contemporânea” com Naná Sodré

03 a 05 de julho | das 14h30 às 17h30
Oficina “Corpo em Diáspora” com Luciane Ramos

07 de julho das 14h30 às 17h30 | 08 e 09 de julho das 08h30 às 11h30
Oficina “A dramaturgia do ator” com Ana Rosa Genari Tezza

07 de julho das 19h às 22h | 08 e 09 de julho das 14h30 às 17h30
Oficina de Palhaçaria com Mariana Gabriel

SOBRE AS MINISTRANTES

ANA ROSA GENARI TEZZA
Ana Rosa Genari Tezza é diretora, dramaturga, atriz e fundadora da Ave Lola Espaço de Criação. Sob sua direção a Trupe Ave Lola tem realizado inúmeras turnês e projetos de relevância dentro e fora do Brasil. Seus últimos trabalhos tiveram reconhecimento amplo do público e da crítica especializada por meio de indicações e premiações nacionais.

LUCIANE RAMOS
Artista da Dança, antropóloga, educadora. Baseando-se em corporeidades africanas e afro-diaspóricas, articula as ideias de pluralidade, movimento e transformação em seus trabalhos. Sua produção reflete sobre a ancestralidade negra e seus fundamentos presentes na cultura de países que, como o Brasil, trazem heranças africanas em suas culturas e viveram a experiência colonial.

MARIANA GABRIEL
Mariana Gabriel é cineasta, jornalista e palhaça. Diretora do curta-metragem Iara do Paraitinga, dos documentários Circo Paraki, Mar Português (gravado em Lisboa, exibido na ESPN Brasil) e Minha avó era palhaço, contemplado no Prêmio Funarte Carequinha de 2014. Trabalhou como jornalista e produtora de 2007 a 2015, na ESPN Brasil e no Manos e Minas da Tv Cultura. Hoje retoma a história de sua família materna, que é tradicional de circo, a família Alves, do Grande Circo Guarany.

NANÁ SODRÉ
Diretora, atriz, light designer e sócia fundadora do grupo de Teatro O Poste Soluções Luminosas, grupo de produção artística que desde 2009 foca suas pesquisas teatrais no resgate antropológico das matrizes africanas, aliado ao teatro físico norteando as ações dos seus componentes.

OLGA NENEVÊ
Olga Nenevê é diretora artística e co-fundadora do Grupo Obragem de Teatro, no qual pesquisa a ancestralidade próxima e distante no processo de criação autoral. Nasceu em Curitiba, é atriz formada pela PUCPR e Pós-Graduada em Teatro pela FAP. É arte-educadora.