Morretes Chef: Edição on-line do festival gastronômico chega a sua última semana

Festival Gastronômico tem vídeos que ensinam receitas com ingredientes locais

Até o dia 30 de setembro, o público ainda pode assistir aos vídeos da edição on-line do festival gastronômico Morretes Chef, que há dois anos ocorre na cidade histórica do litoral paranaense, mas este ano foi para o meio virtual devido à pandemia da covid-19.
O evento traz chefs renomados para criar receitas com ingredientes locais em parceria com os restaurantes típicos da região. O público poderá recriar os pratos em casa, utilizando kits de ingredientes que podem ser adquiridos no The Market, novidade da edição 2020. Todos os vídeos e a plataforma de vendas estão disponíveis em www.morreteschef.com.br.
“Receber um kit com todos os ingredientes que fazem parte das receitas é um estímulo para se aventurar nesse universo da gastronomia e relembrar o Morretes Chef. É uma experiência incrível para ser realizada em casa”, conta o chef Celso Freire, lembrando que parte dos ingredientes dos kits vêm diretamentente dos próprios produtores de Morretes.
Celso Freire é o curador do Morretes Chef e também o apresentador de quatro programas que ensinam as receitas, em parceria com os chefs Lênin Palhano, Délio Canabrava, Joy Perini e Marcelo Amaral.
Nesta semana, estão disponíveis as receitas criadas para o Morretes Chef pelo chef Marcelo Amaral, proprietário do restaurante Lagundri (Curitiba). De entrada, Barreadinho de Canoa, feito com barreado de pescado do dia sobre tostones de banana da terra. O prato principal é o Shaolin do Porto de Cima, que leva camarões salteados com gengibre e molho agridoce picante de maná-cubiu.

VEJA TAMBÉM: Confira 6 dicas de receitas mais saudáveis e práticas

No próximo sábado (26/09) será disponibilizado o último programa com o Chef Délio Canabrava, que vai ensinar o público a preparar a entrada Caprese Caiçara (com salada de tomate, fatias de palmito e manjericão ao pesto de rúcula e flor de sal). Como prato principal, Délio ensinará uma receita de peixe e palmito grelhados e flambados na cachaça, servidos com arroz, legume no dendê, leite de coco e gengibre.
Os programas anteriores tiveram a presença dos chefs Joy Perini e Lênin Palhano e também continuam disponíveis no site do evento.

Festival em Morretes

A cidade de Morretes reabriu seguindo as orientações sanitárias. Por isso, em setembro, alguns restaurantes da cidade também estão comercializando os pratos do Morretes Chef, com entrada, prato principal e café Três Corações por R$ 53. As reservas devem ser feitas pelo site www.morretesdestinocerto.com.br.
Confira os restaurantes participantes:
Restaurante Casa do Rio
Prato criado pelo chef Marcelo Amaral para a edição de 2019 do Morretes Chef.
Entrada: Barreadinho de Canoa, um barreado de pescado do dia sobre tostones de banana da terra. Prato principal: Shaolin do Porto de Cima, com camarões salteados com gengibre e molho agridoce picante de maná-cubiu.
Pousada e Restaurante Hakuna Matata
Prato criado pelo chef Dudu Sperandio para a edição de 2019 do Morretes Chef.
Entrada: Palmito pupunha assado com crosta crocante de banana da terra, queijo parmesão e com perfume de limão e gengibre. Prato principal: Nhoque de aipim com molho de barreado levemente picante, cubos de pupunha salteado na manteiga e chips de banana da terra.
Restaurante e Hotel Nhundiaquara
Prato criado pela chef Neia Zucolotto para a edição de 2018 do Morretes Chef.
Entrada: Bolinho de mandioca recheado com barreado. Prato principal: Nhoque de banana da terra com tomate fresco, palmito pupunha e gengibre.
Restaurante Villa Morretes
Prato criado pelo chef Délio Canabrava para a edição de 2018 do Morretes Chef.
Entrada: Caprese Caiçara – Salada de tomate, fatias de palmito e manjericão ao pesto de rúcula e flor de sal.
Prato principal: Peixe e palmito grelhados e flambados na cachaça, servidos com arroz, legume no dendê, leite de coco e gengibre.
Restaurante Casarão
Prato criado pela chef Eva dos Santos para a edição de 2018 do Morretes Chef.
Entrada: Folhas frescas com palmito pupunha, vagem e vinagrete de bala de banana com gengibre.
Prato principal: Moqueca de siri, camarão e banana.
Restaurante Madalozo
Prato criado pela chef Vânia Krekniski para a edição de 2018 do Morretes Chef. Entrada: Blinis de mandioca com tartar de palmito pupunha, camarão e geleia de açaí. Prato principal: Camarão salteado na cachaça de Morretes, gengibre e mel servido com tagliatelle de palmito pupunha ao molho bisque.
Restaurante Terra Nossa
Prato criado pelo chef Lênin Palhano para a edição de 2018 do Morretes Chef. Entrada: Camarão com palmito pupunha, limão rosa e ervilha torta. Prato principal: Peixe grelhado com iogurte fresco e cenoura, guarnecido com farofa de Morretes.
Restaurante Ponte Velha
Prato criado pelo chef Reinhard Pfeiffer para a edição de 2018 do Morretes Chef. Entrada: Mandioca cremosa com maionese de salsinha. Prato principal: Moqueca de cogumelos e mignon de pupunha guarnecido com farofa de Morretes e talos, arroz cateto e chips de banana verde.