Espaço de educação ambiental, o Memorial do Rio Iguaçu apresenta as características do maior rio do Paraná
O Memorial do Rio Iguaçu, que fica no Parque da Imigração Japonesa, será reaberto ao público a partir desta sexta-feira (16/10). O local é um espaço de educação ambiental que apresenta as características do maior rio do estado, que corta o território paranaense de Leste a Oeste, e também as ações sustentáveis desenvolvidas na Bacia do Iguaçu, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu. Na área do memorial ainda há uma ciclovia de três quilômetros, pista para caminhada e espaço para estacionamento.
VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer reabre ao público com exposição inédita
A visitação estava suspensa devido à pandemia da covid-19. A Sanepar, que administra o memorial, segue um protocolo de biossegurança e atende ao Decreto Municipal nº 1.350, de 10 de outubro, que estabelece medidas restritivas na reabertura de estabelecimentos de entretenimento em espaços fechados, como museus e centros culturais.
Essas medidas incluem restrição de visitantes a no máximo 50 pessoas, uso obrigatório de máscara, respeito às normas de higiene e de distanciamento social, além da proibição de consumo de alimentos no local. Será verificada a temperatura corporal dos visitantes na chegada, que devem ter sua própria garrafa com água, porque não haverá bebedouros disponíveis, e seu frasco com álcool em gel 70% para higiene constante das mãos.
O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de terça-feira a domingo. O memorial fica no Parque do Centenário da Imigração Japonesa, na Avenida Comendador Franco, s/nº – Uberaba, próximo ao Portal de São José dos Pinhais.