MAE-UFPR lança e-book gratuito “Histórias de Faxinais – volume 2”

Novo livro do projeto Histórias de Faxinais traz contos escritos por estudantes da comunidade Faxinal dos Ribeiros

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) acaba de lançar o e-book “Histórias de Faxinais – volume 2″, que traz contos escritos por estudantes do Colégio Estadual do Campo Izaltino Bastos, situado na comunidade Faxinal dos Ribeiros, localizada na cidade de Pinhão, no Paraná.

O e-book está disponível para download no site do Museu e para leitura na plataforma ISSUU.

As histórias são descritas como contadas pelos pais, mães, tios e tias, avós e outros adultos próximos dos estudantes. Com temas variados, falam da dinâmica de produção e de vida nos faxinais, das festas, de visagens e de acontecimentos marcantes.

Os faxinais são comunidades tradicionais rurais que ocupam regiões de matas de araucária e de lavoura associadas com sistema produtivo que envolve a criação de animal à solta, lavouras cultivadas em áreas descontínuas e extrativismo de baixo impacto, principalmente de erva-mate e pinhão.

VEJA TAMBÉM: História das Reservas Naturais do litoral norte do Paraná é contada em novo livro

A produção do segundo volume “Histórias de Faxinais”  foi financiada pelo Programa de Bolsas de Extensão da UFPR (2019 e 2020), que permitiu a continuidade das atividades formativas iniciadas no primeiro volume, realizadas pelo ilustrador Felipe Sousa, aluno de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná, responsável pela editoração eletrônica do material.

A publicação é a continuidade de um projeto de mesmo nome premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação em 2017, e que teve a primeira etapa desenvolvida entre 2018 e 2019. Todo o material produzido está disponível no site mae.ufpr.br/historiasdefaxinais.

A previsão é que, em 2021, “Histórias de Faxinais – volume 2” tenha uma versão impressa, com tiragem de 3.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente pelo Edital de Fortalecimento de Ações Extensionistas 2020.

Assim como aconteceu com o primeiro volume, o livro deverá ser distribuído entre os estudantes do Colégio Izaltino Bastos e a rede pública de ensino de Pinhão quando as restrições impostas pela pandemia do covid-19 permitirem.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Exposição de Yutaka Toyota volta a cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Mostra traz 86 obras do artista, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa A premiada exposição...
- Advertisement -

Veja Também

close-link
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==