MAE-UFPR lança e-book gratuito “Histórias de Faxinais – volume 2”

Novo livro do projeto Histórias de Faxinais traz contos escritos por estudantes da comunidade Faxinal dos Ribeiros

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) acaba de lançar o e-book “Histórias de Faxinais – volume 2″, que traz contos escritos por estudantes do Colégio Estadual do Campo Izaltino Bastos, situado na comunidade Faxinal dos Ribeiros, localizada na cidade de Pinhão, no Paraná.
O e-book está disponível para download no site do Museu e para leitura na plataforma ISSUU.
As histórias são descritas como contadas pelos pais, mães, tios e tias, avós e outros adultos próximos dos estudantes. Com temas variados, falam da dinâmica de produção e de vida nos faxinais, das festas, de visagens e de acontecimentos marcantes.
Os faxinais são comunidades tradicionais rurais que ocupam regiões de matas de araucária e de lavoura associadas com sistema produtivo que envolve a criação de animal à solta, lavouras cultivadas em áreas descontínuas e extrativismo de baixo impacto, principalmente de erva-mate e pinhão.

VEJA TAMBÉM: História das Reservas Naturais do litoral norte do Paraná é contada em novo livro

A produção do segundo volume “Histórias de Faxinais”  foi financiada pelo Programa de Bolsas de Extensão da UFPR (2019 e 2020), que permitiu a continuidade das atividades formativas iniciadas no primeiro volume, realizadas pelo ilustrador Felipe Sousa, aluno de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná, responsável pela editoração eletrônica do material.
A publicação é a continuidade de um projeto de mesmo nome premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação em 2017, e que teve a primeira etapa desenvolvida entre 2018 e 2019. Todo o material produzido está disponível no site mae.ufpr.br/historiasdefaxinais.
A previsão é que, em 2021, “Histórias de Faxinais – volume 2” tenha uma versão impressa, com tiragem de 3.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente pelo Edital de Fortalecimento de Ações Extensionistas 2020.
Assim como aconteceu com o primeiro volume, o livro deverá ser distribuído entre os estudantes do Colégio Izaltino Bastos e a rede pública de ensino de Pinhão quando as restrições impostas pela pandemia do covid-19 permitirem.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.