Literatura e identidade negra é tema de oficina e palestras na Biblioteca Pública

A ação terá bate-papo, contação de histórias e palestras sobre literatura e identidade negra

cotidiano leitor literatura e identidade negra
O projeto Cotidiano Leitor promove evento gratuito sobre literatura e identidade negra. Crédito: BPP

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura promove nesta quinta e sexta, 13 e 14 de fevereiro, o evento “Diálogos: literatura e identidade negra”. A ação faz parte do projeto Cotidiano Leitor e será realizada na Biblioteca Pública do Paraná com entrada gratuita

Na quinta, Kênia Coqueiro conduz a oficina “Os Estares Delas em Olhos d’Água”, que propõe uma reflexão sobre as personagens do livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, a partir da construção visual de três dos 15 contos contidos no livro. Mulheres comuns e expressivas, que se destacam por serem percebidas como invisíveis para muitos leitores em seus contextos reais.

O objetivo é despertar a percepção da responsabilidade que cada um tem em relação às vivências de opressão das mulheres negras. Os interessados em participar podem optar pela turma da manhã, das 8h30 às 12h, ou pela turma da tarde, das 13h às 16h30. As inscrições são gratuitas pelo e-mail institutodommiguel@gmail.com.

Já na sexta, das 9h às 12h, a professora Lucimar Dias apresenta a palestra “Contos e encantos: a literatura infantil de temática africana e afro-brasileira”, com abertura da aluna Maria Eduarda, da cidade de Araucária, que fará uma contação de histórias.

Professora da graduação e pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lucimar Dias é doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com graduação em Pedagogia. Atualmente, coordena o ErêYá – Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).

Ainda na sexta-feira, das 13h30 às 16h30, tem palestra da professora Sara da Silva Pereira com o tema “Educação, literatura e desigualdade”.

Mestre em Educação Diversidade Diferença e Desigualdade Social pela UFPR e especialista em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mídias Integradas na Educação e Psicomotricidade, Sara da Silva Pereira é graduada em Pedagogia Centro Universitário de Maringá (2013) e Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Atualmente é membra do grupo de estudos Afro-Brasileiro da UFPR.

O projeto Cotidiano Leitor é uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), com reinvestimento fiscal da empresa Audi do Brasil. Tem produção executiva do Instituto Dom Miguel e apoio de prefeituras municipais e da Biblioteca Pública do Paraná.

Com ações de incentivo à leitura e à literatura, o projeto busca promover a democratização do acesso ao livro, estimular o interesse por narrativas literárias e formar uma sociedade leitora.

A Biblioteca Pública do Paraná fica na Rua Cândido Lopes, 133 – Centro.

Serviço: “Diálogos: literatura e identidade negra”
Datas: 13 e 14 de fevereiro
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná | Rua Cândido Lopes, 133 – Centro
Entrada gratuita

Oficina “Os Estares Delas em Olhos d’Água” com Kênia Coqueiro
Data: 13 de fevereiro
Turma 1 (manhã) – 8h30 às 12h
Turma 2 (tarde) – 13h às 16h30
Inscrições: institutodommiguel@gmail.com

Palestra “Contos e encantos: a literatura infantil de temática africana e afro-brasileira” com Lucimar Dias
Data: 14 de fevereiro
Horário: 9h às 12h
Abertura: Contação de histórias com Maria Eduarda, aluna da rede de Araucária e contadora de histórias

Palestra: “Educação, literatura e desigualdade” com Sara da Silva Pereira
Data: 14 de fevereiro
Das 13h30 às 16h30