Leitura Genial: Um livro em mãos é só um texto?

Mesmo crianças não alfabetizadas podem soltar a imaginação com um livro em mãos

livros em mãos
Foto: FreePik

Por Adelita Becker
Muitas vezes, não sabemos como aproveitar tudo que um livro nos traz. Claro, ele tem o texto, a história, as ilustrações e nós vamos ler! Acabou a história, acabou a diversão. Não! Livros são ricos!
Abra a página e enxergue além dele: Sim! Somos capazes!
Vamos estimular, através da leitura de um livro, a nossa mente: a matemática, a história, a geografia, artes, educação física, educação ambiental, finanças, empreendedorismo e Português?
É assim, na mente da criança, mas, claro, de forma lúdica. E um livro infantil é mais ainda, capaz de instigar a percepção da criança. Faça o teste: dê um livro para uma criança que ainda não lê. Ela não tem ideia do que está escrito ali, mas ela vai inventar uma história conforme as ilustrações, vai te contar e você vai se surpreender ou cair na gargalhada.
É um ótimo exercício para a quarentena com as crianças em casa. Vamos testar? Pegue um livro infantil aí na sua casa. A história é sobre o que?
Um exemplo, com apenas uma frase: “Xiquinho estava jogando bola lá no quintal….”
Ele estava jogando bola – exercícios, brincadeiras, o que a criança gosta de fazer?
No quintal – o que tem nesse quintal? Está chovendo? Com que roupa o Xiquinho está?
Xiquinho está com outras crianças? – Quem são seus amiguinhos preferidos? Eles estão cantando alguma música enquanto jogam bola?
Qual é o nome deste livro e quem escreveu? O que você sabe sobre o autor(a)?
Você gostou da ilustração? Vamos desenhar o Xiquinho com seu animal de estimação?
Outra dica: é você “sair” do livro. Montar um painel, um cartaz, um desenho, uma colagem com revistas. E ainda conversar com o autor. Tudo é possível!

Dicas de livros infantis

Amarelo – escrito por Marilza Conceição


Leitura compartilhada a partir de 4 anos
Leitura individual a partir de 7 anos
Editora Franco
Amarelo, um peixe que vive entre os corais, é fascinado por descobertas. Ele dança, canta, brinca e, sem esperar, entra numa enrascada e precisa lutar pela vida. Por sorte, os amigos o ajudam a escapar.

Conversa de Bicho – escrito por Célia Cris Silva


Leitura compartilhada a partir da gestação
Leitura individual a partir de 6 anos
Editora Franco
Uma narrativa para bebês que brinca com os sons dos bichos de forma divertida, ritmada, envolvente e estimulante.
Temas abordados: sons dos animais, rimas e humor

Lagartas e Borboletas – escrito por Ana Rapha Nunes


Indicado a partir de 10 anos
Editora Franco
Lara tem 12 anos e, rapidamente, vê seu mundo se transformar. Como enfrentar tantas mudanças em tão pouco tempo? Será que Lara encontrará as respostas?
 
Finalizo por aqui e te convido a conhecer meu blog, dentro da minha loja virual: www.leituragenial.com.br/blog. Lá, dou dicas do que fazer com os livros em mãos e trabalho com autores locais, que estão em Curitiba para conversarem com você!
Até a próxima leitura e boa diversão!
 

Adelita Becker, mãezinha, é turismóloga por profissão e depois de “muitas viagens” aterrissou no mundo da literatura infantil. Criou a Livraria Infantojuvenil Leitura Genial – hoje on-line – onde trabalha com autores locais. Seu primeiro livro, “Dix, o Dinossauro em Curitiba” tem a proposta de livro personalizado, onde o nome da criança aparece como protagonista. Tudo para incentivar o hábito da leitura!

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img