Leitura Genial: Os livros infantis têm gênero?

Existe história especial para meninos ou meninas? Na minha humilde opinião, não

Por Adelita Becker

Tive uma livraria física, e nela, muitos clientes entravam já certos, procurando por livros:
– Olá, vocês têm livros para meninos de 3 anos? Para meninas de 7 anos?

Eu, particularmente, nunca gostei de colocar idade nos livros, porque creio que eles podem ser lidos para as crianças desde o ventre da mamãe. Nasceu, pode ler para o bebê! É criança, ainda não alfabetizada, pode continuar lendo e deve. É uma criança já alfabetizada, ótimo, incentive o hábito da leitura.

E agora, o gênero? Existe história especial para meninos ou meninas? Na minha humilde opinião, não.

Meninos podem ler sobre princesas, meninas podem ler sobre super-heróis, todos podem ler clássicos, aventuras, romances, piadas. As crianças não sabem dessa “diferença”, isso é “coisa de adulto”.

Igual aquela velha discussão sobre os “brinquedos de menina” e “brinquedos de menino”. Todos podem brincar com o que quiser! Na hora da imaginação ou da leitura, é a criatividade que rola solta, e não o preconceito.

Alguns livros eram encaminhados das distribuidoras pra mim, com a capa cor de rosa. Pronto, eu não podia oferecer para a mãe do menino! Eu os abria e mostrava para os clientes:
“- Olha, este livro fala sobre tal assunto…”
“- Ah, mas a capa é rosa, vão tirar sarro dele”.

E quando eram clássicos: Cinderela, Branca de Neve… algumas não levavam, porque são histórias de meninas.

E a Turma da Mônica, um super clássico da nossa época? Também não podiam levar porque a Mônica estava na capa e não o Cebolinha. Eu chegava até a falar: “Mas é Turma da Mônica!” – e logo levava o “Não”.

Alguns livros têm no título ou subtítulo “histórias para meninos”, histórias para meninas”, “bíblia para meninas”, e por aí vai. Até aí, super entendo os autores que querem escrever especificamente para o público selecionado. Entendo também que para uma pessoa entrar numa livraria, já interessada num livro, é um grande passo para o Brasil, na questão educação. Mas, para quem entra e não sabe o que quer exatamente, deve confiar no especialista e não se limitar. Sabemos direcionar o livro ideal para as crianças, com ou sem gênero.

Se você precisa de uma ajuda, pode contar comigo, sou escritora do livro personalizado “Dix, o Dinossauro em Curitiba” e idealizadora da Livraria Infantil Leitura Genial. Meu  Instagram é @adelitabecker.autora.

 


Adelita Becker, mãezinha, é turismóloga por profissão e depois de “muitas viagens” aterrissou no mundo da literatura infantil. Criou a Livraria Infantojuvenil Leitura Genial – hoje on-line – onde trabalha com autores locais. Seu primeiro livro, “Dix, o Dinossauro em Curitiba” tem a proposta de livro personalizado, onde o nome da criança aparece como protagonista. Tudo para incentivar o hábito da leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Espetáculo teatral baseado em provocante texto chileno tem apresentação on-line gratuita

Projeto de companhia curitibana exibe "Dezembro", com texto do chileno Guillermo Calderón, e oferece oficinas gratuitas No dia 4 de...

Natal Solidário do LIDE Paraná arrecada alimentos para comunidades carentes

As doações de cestas básicas podem ser feitas até o dia 5 de dezembro Em 2020, o Natal Solidário do LIDE Paraná ganha nova roupagem, a...

Publicação inédita retrata a presença negra na Curitiba dos séculos 19 e 20

Desdobramentos sociais desde antes da Abolição da Escravatura são abordados na publicação Uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins marca o encerramento das...

Estreias na Amazon e Netflix, dicas do Disney+ e outras novidades dos mundos do cinema e música

Estreias na Netflix e na Amazon, dicas de filmes temáticos, sugestões da Disney+, indicados ao Grammy e outras novidades culturais desta semana Por Flávio Jayme DICA...

Cena Hum apresenta edição virtual da Mostra Multiartes

Essa é a maior mostra acadêmica de artes cênicas do Paraná No próximo sábado (28/11), inicia a 50ª. edição da Mostra Multiartes Cena Hum, maior...

Veja Também

close-link