III Curitiba Mostra /Outras Leituras traz espetáculos gratuitos ao Festival de Teatro

///III Curitiba Mostra /Outras Leituras traz espetáculos gratuitos ao Festival de Teatro

Curitiba Mostra traz espetáculos gratuitos com foco a temática dos excluídos para o Festival de Teatro de Curitiba

 

Espetáculos gratuitos farão parte do Festival de Curitiba. Foto: Divulgação

 

O Curitiba Mostra, programação que há três anos integra o Festival de Teatro de Curitiba, traz à edição de 2018 espetáculos gratuitos com foco a temática dos excluídos. Em 28 apresentações, que acontecem no Espaço Fantástico das Artes, a mostra traz ao palco textos de Dalton Trevisan, Domingos Pellegrini, Wilson Bueno e Eduardo Galeano. Em cena, nomes atuantes do teatro de Curitiba como Sílvia Monteiro, Nena Inoue, Rafael Camargo, Kauê Persona, Cassia Damasceno, Anne Celi e Pedro Inoue, com participação especial de Simone Magalhães, Grace Torres, entre outros artistas.

“O III Curitiba Mostra/Outras Leituras vai transformar o Espaço Fantástico das Artes em um ponto de encontro e convivência durante o Festival, com efetivas e afetivas trocas, incluindo e colocando luz nos que estão à margem, sejam estes personagens ficcionais dos textos, jovens marginalizados ou artistas em busca de seu espaço”, conta Nena Inoue, diretora do Espaço Cênico.

Também serão promovidos eventos paralelos, como o Curitiba Urge, Vox Ludens e o Cortejo Literário, que reúnem leituras públicas, bate-papos literários, shows musicais, lançamentos de livros, encontros, debates, festas e outras ações de distintas áreas artísticas. A programação, idealizada por Nena Inoue, conta este ano com a parceria do produtor cultural Adriano Esturilho.

Confira a programação do III Curitiba Mostra/Outras Leituras:

Curitiba Urge
31/03 e 01 e 07/04, a partir das 18h
A programação noturna inclui o Curitiba Urge, um espaço para apresentações de artistas que querem mostrar seus trabalhos e que acontece sempre antes das apresentações dos espetáculos do III Curitiba Mostra/Outras Leituras. Serão breves apresentações/manifestações artísticas de distintas áreas, mostrando um pouco da diversidade curitibana.

Vox Ludens
30/03, às 21h
Um dos eventos mais tradicionais da literatura paranaense, com curadoria do poeta Ricardo Pozzo e Manoela Leão, traz apresentações de Luiz Felipe Leprevost, Adriano Smanioto, Adriano Esturilho, Ivan Justen e o Coletivo Poesia Abstrata. A noite ainda contará com exibição de curtas-metragens da série Pássaros Ruins que mostra poetas da cena curitibana. Classificação Indicativa: 16| Duração: 120’.

Cortejo Literário
01/04 e 07/04, às 16h
Os protagonistas são jovens moradores dos bairros Pilarzinho, CIC, Uberaba e Botiatuvinha, participantes de oficinas e projetos literários com curadoria do ator Kenni Rogers, que desenvolveu o projeto Mostra Literatura Paraná. Os jovens realizarão um cortejo com leituras de textos escritores paranaenses, com muita música, street art e hip hop. Ao final do Cortejo será realizado um bate-papo com os escritores Luís Henrique Pellanda, Luci Collin e Miguel Sanches Neto. Classificação Indicativa: livre

Inferninho Cabaré 
30/03 e 31/03, às 23h59 | 01/04, 03/04 e 04/04, às 23h59
Espetáculo baseado na obra de Dalton Trevisan e que acontece em um ambiente de cabaré/inferninho cercado de música e ironia. Personagens provocantes trazem à tona contos e temas clássicos do vampiro: sexo, família, violência, a crítica ácida e humorada à mesquinha sociedade curitibana e, por fim, a autocrítica do próprio Dalton.
Direção: Nena Inoue | Elenco: Anne Celi, Cássia Damasceno, Kauê Persona, Pedro Inoue. Participação especial: Simone Magalhães, Grace Torres e Nathalia Luiz. Classificação Indicativa: 18 | Duração: 70’

O encalhe dos 300 – Adaptação da obra de Domingos Pellegrini
31/03 e 01/04, às 19h
Espetáculo solo do ator Rafael Camargo. Numa estrada de lama no interior do Paraná, em meio a uma chuva incessante, 300 veículos ficam encalhados, obrigando os caminhoneiros a uma parada que se arrasta por sete dias. Nessa situação limite, o melhor e o pior do ser humano é dividido com o público por um vibrante contador de causos. Indicado ao Prêmio Troféu Gralha Azul de Melhor Ator/2016.
Direção: Nena Inoue | Elenco: Rafael Camargo | Classificação Indicativa: 14 | Duração: 40’

Para não morrer – Adaptação da obra de Eduardo Galeano
31/03, às 22h | 01/04, às 22h |05/04, às 22h |06/04, às 22h
Solo teatral da atriz Nena Inoue, que conquistou o Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz em 2017. A peça aborda temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas. São histórias de lutas feministas trazendo à cena mulheres célebres e anônimas que conseguiram transformar o seu meio e as pessoas com as quais conviveram, especialmente na América Latina. Classificação Indicativa: 14 | Duração: 50’

Mar Paraguayo – Adaptação da obra de Wilson Bueno
05/04, às 19h |06/04, às 19h | 07/06, às 19h
Solo teatral da atriz Sílvia Monteiro, que apresenta uma velha sortista e prostituta de origem paraguaia moradora do balneário de Guaratuba. O solo narra sua trajetória de vida e cultura guarani. No fluxo de pensamento da protagonista, a mescla do portunhol e do guarani e uma morte anunciada. A peça leva ao palco a provocação da literatura que transpõe seus próprios limites. Classificação Indicativa: 14 | Duração: 45’

Nena Inoue – 40 anos de Resistência
07/04, a partir das 21h
Em 2018 a atriz, produtora, diretora e artista gestora Nena Inoue comemora 40 anos de atuação e resistência. Um grande encontro para celebrar sua trajetória, compartilhar e brindar as quatro décadas dedicadas ao teatro. A comemoração mostrará alguns registros deste caminho, muita música e estará aberta a quem mais quiser se expressar. E a cozinha à cargo do incrível Beto Batata, que comandará um jantar tailandês na cozinha do Espaço Fantástico das Artes.

 

2018-04-02T12:44:26+00:00 01 Abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta