Histórias pra Bia dormir: Oficina on-line gratuita ensina a arte de contar histórias

Aulas são voltadas a qualquer pessoa com mais de 15 anos que deseja ser contador de histórias

Mais do que um orador, um contador de histórias também é um artista. Para ensinar mais sobre essa arte, a Boreal Produções realizará a oficina on-line “Histórias pra Bia dormir – Especial Monteiro Lobato”, projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. As aulas ocorrem entre os dias 23 e 26 de maio, sempre das 19h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo whatsapp (41) 99918-1812.

“O objetivo é despertar, estimular, dar vida, voz e força para o contador de histórias que todos temos em nós. É criar um espaço onde cada participante tenha ferramentas e autonomia para buscar suas histórias, seus desejos, sua forma de se expressar”, explica Thyane Antunes, atriz da Boreal Produções que ministrará as aulas e é criadora do canal do YouTube “Histórias para Bia Dormir”.

Voltada a qualquer pessoa com mais de 15 anos que deseja aprender ou se aprimorar como contador de histórias, a oficina abordará a construção de repertório e como utilizar a contação de histórias de variadas formas, além de atividades focadas em autoconhecimento e autoconfiança. Embora seja um especial sobre a obra Monteiro Lobato, Thyane Antunes revela que também serão realizadas “troca de figurinhas”, com sugestões de livro, autores e histórias. “O foco principal é dar instrumentos para que os participantes busquem o que lhes inspira e, nesse caso, histórias autorais também serão muito incentivadas”, afirma.

Outro assunto das aulas serão as diferenças da contação de histórias nos formatos presencial e on-line. “O mundo todo precisou se adaptar a esse novo modo de fazer as coisas, a arte de contar histórias também encontrou seu lugar no formato on-line e eu diria que o desafio inicial foi compreender que são coisas diferentes: contar histórias on-line e presencialmente, cada forma tem seus desafios e suas maravilhas próprias”, observa a atriz.

No início da pandemia, Thyane Antunes criou o canal do YouTube “Histórias pra Bia dormir”, que ganhou esse nome em homenagem a sua sobrinha. “Como tudo estava migrando para o universo on-line, eu pensei que poderia ser uma oportunidade de fazer a minha parte pelo mundo naquele momento em que eu sabia que muitos professores, pais e familiares estavam com dificuldade de encontrar material para entreter e ensinar as crianças”, conta, lembrando ainda que também há vídeos de contações de histórias para adultos.

O canal terá uma segunda temporada de vídeos sobre Monteiro Lobato, produzidos com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Serão cinco episódios baseados no livro O Saci. “Vai ter música especial para cada episódio e, claro, também vamos falar um pouco sobre o autor para que os espectadores que ainda não conhecem o Monteiro Lobato possam conhecer e entender a importância desse autor para o nosso país”, considera a atriz.

Contação de histórias e literatura paranaense

A literatura infantil paranaense também estará em evidência em outra atividade promovida pela Boreal Produções. No dia 10 de junho, às 20h, acontecerá uma live com a escritora Gloria Kirinus no Instagram @thyaneantunes.

“A Gloria vai contar algumas das muitas histórias que ela tem no meio da literatura, como contadora de histórias, palestrante, escritora e também vamos falar sobre o período de pandemia, como foi escrever nesse período, sobre o que ela escreveu, o que ela leu, e o que tudo isso mudou nela enquanto artista”, revela Thyane Antunes.

Sobre a Boreal Companhia de Teatro
A Boreal Companhia de Teatro nasceu em 2010 pelas mãos da produtora cultural e diretora Cris Betina Schlemmer e pela atriz Thyane Antunes. A companhia é especializada na elaboração, desenvolvimento e execução de projetos culturais aprovados pelas leis de incentivo (municipal, estadual e federal), com o objetivo de gerar valor aos seus parceiros e fomentar a cultura no país. Ao longo desses anos, montou peças para o público adulto e infantil, priorizando a qualidade artística, técnica e humana nos projetos que realiza. Entre as suas principais realizações estão “O Império da Paixão em Fatias Parcimoniosas”, “Nina e o Reino das Galochas”, “Sete Mares de Histórias” e “O Caderno Rosa da Senhora H”.

SERVIÇO: Oficina de Contação de Histórias: Histórias pra Bia dormir – Especial Monteiro Lobato
Data: 23 a 26 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: On-line
Inscrições gratuitas pelo whatsapp (41) 99918-1812
Público-alvo: qualquer interessado com mais de 15 anos
*Será fornecido certificado para os participantes que comparecerem a, no mínimo, três aulas

Live com Gloria Kirinus
Data: 10 de junho
Horário: 20h
Local: Instagram @thyaneantunes
Transmissão aberta e gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Livro sobre mitologia de Hércules tem lançamento gratuito no Wonka Bar

"Os Doze Trabalhos de Hércules" é lançado em livro com poemas inéditos. Depois de passar pelo rádio, teatro e...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img