Memorial de Curitiba também receberá espetáculos do projeto Palco Alternativo
Entre os dias 21 e 23 de junho, acontecem os espetáculos da final da Mostra Paranaense de Dança, um dos eventos mais expressivos do gênero no país, no Guairão. As apresentações serão às 20h, nos dias 21 e 22, e às 18h no dia 23. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Ticket Fácil.
Durante os meses de maio e junho, a ABABTG – Associação realizadora da Mostra Paranaense de Dança – viajou por cinco cidades do Paraná selecionando coreografias de diferentes modalidades para serem apresentadas na final do evento. Foram 614 trabalhos apresentados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel e Maringá.
Além das apresentações no Guairão, também haverá o Palco Alternativo, projeto que promove espetáculos em locais abertos ao público em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. As apresentações são gratuitas e acontecem nos dias 22 e 23 de junho, às 13h30, no Memorial de Curitiba. De acordo com a Coordenadora de Projetos da ABABTG, Simone Bönisch, o projeto é uma ação que possui um papel relevante no evento. “Neste projeto teremos a apresentação de trabalhos que participaram das seletivas realizadas nas cinco cidades. A ideia é divulgar o trabalho dos grupos participantes e levar a dança além dos espaços convencionais, aproximando o público dos artistas e contribuindo com o processo de formação de plateia para as artes”, afirma.
Bailarinos, coreógrafos e grupos selecionados também receberão o Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança durante a Etapa Final. Trata-se de um estímulo e uma homenagem aos participantes que apresentaram algum destaque durante as seletivas. Os premiados são indicados por todos os profissionais que participam das etapas regionais e a decisão final fica por conta dos diretores da ABABTG.
O Guairão fica na Rua XV de Novembro, 971 – Centro. Já o Memorial de Curitiba está localizado na Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco.
Saiba mais sobre a Mostra Paranaense de Dança
A Mostra já passou por 12 cidades diferentes em suas 11 edições em um sucesso crescente. De 2015 para cá, houve um aumento de 48% no número de participantes: o evento contou com 1.540 inscritos em 2015, passando para 2.276 em 2018. Também houve um aumento de 55% no número de cidades participantes: em 2015, artistas de 40 cidades diferentes marcaram presença no festival. Em 2018, esse número subiu para 62. Em 2019, a expectativa é que o evento reúna uma média de 15 mil pessoas, entre bailarinos, profissionais e grande público.
Em 2019, a Mostra dá continuidade aos seus objetivos de promover apresentações artísticas de companhias profissionais convidadas, revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação, proporcionar espetáculos em espaços públicos e trazer para o Brasil artistas internacionais para apresentações inéditas.