Goethe-Institut Curitiba promove minicurso especial sobre tradições de Natal na Alemanha

Evento online e gratuito será apresentado em português e transmitido pelo Zoom no dia 14 de dezembro

Por Letícia Ferreira
Na Alemanha, o Papai Noel não faz entrega de presentes em todas as regiões, mas divide a tarefa com São Nicolau e com o menino Jesus, que vem como um anjo. Lá, também não há Ceia de Natal na noite de 24 de dezembro, perto da meia-noite. Na véspera, as famílias costumam se reunir para uma refeição simples, bem mais cedo, porque é inverno, muito frio, e os dias escurecem logo. Os encontros natalinos especiais dos alemães, no entanto, com refeições caprichadas, ocorrem no dia 25 de dezembro. E no dia 26, que lá também é feriado por lá. É um país que realmente gosta de Natal, porque o comemora em todos os dias entre 1º e 26 de dezembro, e tem até uma cidade em que todo dia é Natal.
Esses detalhes e muitos outros sobre as formas alemãs de comemorar o Natal são parte do minicurso Weihnachtszeit: Época e Tradições de Natal na Alemanha promovido neste mês pelo Goehte-Institut de Curitiba. O bate-papo será em português, na plataforma Zoom, com chat ao vivo na próxima segunda (14/12), às 19h. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Sympla.
A professora Katharina Bleher, mestranda binacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade de Leipzig, é quem traz essas informações e curiosidades. Ela explica que o encontro no Zoom será um bate-papo, porque há muito mais tradições natalinas na Alemanha a serem compartilhadas.

Bolachas de Natal são uma das tradições na Alemanha. Foto: Kristiane Rothstein

“E no Brasil também, vamos ver que aqui, como na Alemanha, nem todo mundo tem a mesma tradição, depende das famílias, das regiões do país”, afirma Katharina Bleher. “Estou muito curiosa pra ouvir as histórias das pessoas, porque há muitos brasileiros com ascendência alemã que preservam as tradições, como as bolachas de Natal”, diz e convida a todos para participarem.

VEJA TAMBÉM: Drive-in da Pedreira Paulo Leminski lança programação especial de Natal

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.
O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, mas está fechado para atendimento presencial. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h. Mais informações no site www.goethe.de/curitiba.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.