Goethe-Institut Curitiba oferece atividades na 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura

Evento virtual, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, conta com várias parcerias

Literatura, dança, quadrinhos, contação de histórias e aprendizado de alemão fazem parte das atrações oferecidas pelo Goethe-Institut Curitiba durante a 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com diversas instituições.

As ações realizadas pelo Goethe-Institut Curitiba serão todas transmitidas em português pelo canal do YouTube da instituição. A primeira acontece na segunda-feira, dia 23, a partir das 10h, e é voltado para aqueles que têm interesse em dança. A palestra “Pina Bausch e a dança-teatro: Pontos de afeto e diálogo“, com o artista e pesquisador Renato Sbardelotto, abordará o trabalho da companhia de dança alemã “Tanztheater Wuppertal Pina Bausch”, fundada pela bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), e as influências que ela teve na vida e trajetória de Sbardelotto, que vive na cidade da cidade de Wuppertal, na Alemanha.

Já na quarta-feira, dia 25, o Instituto oferecerá dois encontros. No primeiro, às 16h, a mediadora de leitura, contadora de histórias e diretora teatral Lilyan Souza realizará leituras de obras do escritor de literatura infantil Wolf Erlbruch, seguidas de reflexões e debates sobre os temas abordados nas histórias. Embora sejam destinados às crianças os livros do escritor costumam tratar de assuntos que também causam dúvidas nos adultos, como a morte, a finitude, a paternidade e maternidade, o desejo de permanência, as curiosidades sobre a vida e suas descobertas.

VEJA TAMBÉM: Música, teatro e circo estão na programação gratuita da I Mostra Container Cultural

O segundo encontro do dia, às 19h, será um minicurso especial para quem acha o alemão um idioma difícil. A mestranda binacional pelas Universidades de Leipzig e pela UFPR, Katharina Bleher, apresentará alguns dos mitos sobre a língua alemã e até similaridades dela com com o português e com o inglês para mostrar que não o idioma não é tão complicado de aprender como algumas pessoas imaginam.

Quadrinhos e irmãos Grimm

Quem gosta de histórias em quadrinhos, poderá conhecer as semelhanças e particularidades da produção desse gênero literário na Alemanha e no Brasil com o premiado quadrinista José Aguiar é quem comandará uma palestra na quinta-feira, dia 26, às 10h. Ele traçará um paralelo entre os dois países por meio da evolução da linguagem dos quadrinhos, atores e personagens entre os séculos XIX ao XXI.

Para encerrar a participação do Goethe-Institut Curitiba no evento cultural, clássicos mundiais da literatura alemã estarão na oficina „Entre riso e o susto: narração de histórias a partir dos irmãos Grimm“, na sexta-feira, dia 27, também às 10h. A atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura Fabiane de Cezaro discutirá a ancestralidade que envolve a arte de contar histórias por meio das narrativas escritas, remendadas e transformadas pelos irmãos Grimm como uma rica fonte para o repertório de um contador. O objetivo é mostrar a importância da contação de histórias para a aproximação com a literatura como processo de incentivo à leitura.

Centenas de atrações

As atividades do Goethe-Institut Curitiba fazem parte de mais de cem atrações gratuitas da 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura, que busca ampliar o repertório artístico, cultural e pedagógico dos profissionais da educação, assim como da comunidade em geral. A programação completa está disponível no portal aprendere.curitiba.pr.gov.br e inclui rodas de leituras, palestras, cursos, espetáculos filmes, entre outros, alguns com exibições abertas e outras com necessidade de inscrições prévias.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Histórias pra Bia dormir: Oficina on-line gratuita ensina a arte de contar histórias

Aulas são voltadas a qualquer pessoa com mais de 15 anos que deseja ser contador de histórias Mais do que...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img