Freestory: Plataforma lança histórias inéditas em áudio para crianças

Segundo os criadores da Freestory, o objetivo é ajudar as famílias a encontrarem uma forma divertida de passar mais tempo juntas

freestory
As histórias são voltadas a crianças de 5 a 12 anos. Foto: Freepik

Durante o período de quarentena, o casal Mariane e Ibraim Gustavo recebia diversas mensagens de pais dizendo que seus filhos viviam uma sensação profunda de isolamento e tristeza e que não tinham mais o que fazer para entreter as crianças, que já estavam desgostosas das ferramentas tradicionais que possuíam, como redes sociais e plataformas de streaming.
Impulsionados por esse pedido de ajuda dos amigos mais próximos, eles decidiram criar a Freestory, uma plataforma de histórias inéditas em áudio. “Observando o mercado infantil, percebemos que as crianças não têm muitas opções de contação de histórias em áudio. Apesar de possuirmos bons produtos, como podcasts para os públicos juvenil e adulto, em excelentes plataformas, e com os mais variados temas, como esportes, política, economia, saúde, beleza, etc., notamos que as crianças ficam de fora quando tratamos de áudio. Por isso, resolvemos trabalhar com a Freestory para fechar esse gap”, afirma Ibraim Gustavo, que é jornalista, radialista, escritor e roteirista.
A assinatura da plataforma custa R$ 14,50 por mês e disponibiliza duas histórias por semana. Ainda está disponível para o público duas histórias gratuitas para conhecer o trabalho. Para fazer o download ou assinar, basta acessar freestory.com.br.
A primeira série lançada, “Aventurados”,  é voltada ao público de 5 a 12 anos e ainda tem atividades infantis, elaboradas por profissionais especializados em entretenimento e desenvolvimento infantil. Segundo Mariane Menegatti, que é psicóloga, o objetivo principal é ajudar as famílias a encontrarem uma forma divertida de passar mais tempo juntas. “As histórias são criadas com o intuito de dar uma alternativa à família moderna, especialmente aos pais, que muitas vezes não dispõem de um tempo de qualidade com os filhos. As narrativas são uma forma de contribuir com o desenvolvimento da criança, mas principalmente proporcionar um momento de diversão e brincadeira para todos”, aponta.

VEJA TAMBÉM: Série infantil no YouTube “viaja pelo espaço” e mostra invenções com materiais caseiros

A Freestory foi criada por meio da IA Consult, startup brasileira na qual Mariane e Ibraim são sócios em parceria com Anderson Galani (gestão financeira) e Douglas Godoi (tecnologia). A ideia é expandir os conteúdos e funcionalidades da plataforma. “Apesar de o primeiro produto ser direcionado ao público infantil, estamos em conversas avançadas com muitos autores, que escrevem sobre diversos assuntos, como viagem, aventura, música, teatro, contos e crônicas, sempre objetivando a contação de histórias, para os mais variados públicos, não somente crianças”, afirma Ibraim Gustavo.
Uma das ferramentas disponíveis na plataforma, inclusive, será a possibilidade de autores e escritores desconhecidos enviarem suas histórias para serem veiculadas na Freestory. “Nós temos a intenção de ajudar muitos brasileiros que não têm a possibilidade de publicar seus textos e suas histórias por grandes editoras, tampouco disponibilizá-las em plataformas de streaming famosas. As únicas exigências são que as histórias sejam atraentes para o público, não abordem assuntos preconceituosos e discriminatórios, e que sejam narrativas em áudio”, afirma Mariane Menegatti.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!