Single “Impulso” acaba de chegar às plataformas de streaming
Em plena pandemia, duas artistas curitibanas uniram seus talentos para dar vida a canção “Impulso”, que acaba lançada em todas as plataformas de streaming. Numa, artista audiovisual, produtora musical e DJ, e Tigresa, cantora, compositora e intérprete, construíram juntas um plano de lançamento por meio de reuniões virtuais semanais que deram forma ao projeto. Apenas dois encontros presenciais aconteceram, para ensaio e gravação das cenas do clipe.
“Sempre tive um pé (ou o corpo todo) no hip hop, é a cultura que me formou na música. Tigresa me passou referências e devido a inspiração, o instrumental se concretizou com agilidade. Encontrar a Tigresa, pra mim, foi reacender uma fagulha que há muito tempo estava engavetada: de encorpar meus beats com letras substanciais e sinceras. O beat, que traz sample de forró, vem para enfatizar meu objetivo no rap e na música eletrônica: manipular a música brasileira e mostrar suas inúmeras formas, sem abandonar as raízes.”, conta Numa.
Segunda ela, do trabalho à política, sua busca é tornar o hip hop e a música eletrônica mais plural para mulheres e LGBT+. Desde 2015, atua como DJ em eventos educacionais e baladas e começou a fazer beats em 2009. Numa ainda foi conselheira cultural de Curitiba de 2017 a 2019 e atualmente integra a Deusa Coletiva (coletivo de artistas focado na inserção de mulheres cis, trans e não bináries na música) e a Casa de Lavanda (House de Ballroom).
A parceria surgiu em 2020, quando Tigresa buscava mulheres beatmakers para suas composições e, através de uma amiga em comum, foi apresentada à Numa. Já no primeiro contato, surgiu a afinidade e o foco de aprimorar a própria música – o que acendeu a inspiração de ambas as artistas. Assim nasceram os primeiros dois singles da dupla: “Impulso” e “Borbulhar” – que já está em fase de produção para dar continuidade a esta saga musical.
VEJA TAMBÉM: Com 40 anos de carreira, grupo vocal feminino Nymphas lança vídeo biográfico
“Impulso fala sobre os sentimentos que nos tomam no imediato e como transparecemos para o mundo através de certas decisões, ciente de que aquilo nos forma nas mais diversas relações. Aborda também sobre coisas da vida que me trazem alegria: ouvir uma boa música (samba, um, MPB); conversas agradáveis e sorrir, mesmo diante de alguns acontecimentos. A letra em si fala de saudades, saudade de pessoas amadas que foram embora, porém sempre estão presentes em pensamentos, decisões e cuidados. Na letra trago algumas referências de cantoras que ouço no dia a dia como Dina Di e Maria Bethânia, cantoras que representam a ousadia e a firmeza que é ser mulher”, diz Tigresa.
A cantora já integrou a Banda e Coro Maria Lopes e participou de inúmeros eventos, como apresentações na UFPR Litoral e no Parque da Ciência Newton Freire Maia. Começou a se envolver mais profissionalmente na música quando entrou para a banda RP em 2017, fazendo apresentações em eventos da prefeitura de Almirante Tamandaré. Atualmente experimenta outras vertentes da arte em aulas de Teatro no Barracão Encena.
Assista ao videoclipe de “Impulso”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=4jaHZuGBWRI” loop=”no” muted=”no” /]
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.