Folclore boliviano e polonês dividem o palco no evento Expressões Curitibanas

Os grupos Raízes de Bolívia e o Junak Folclore Polonês se apresentam no Palácio Garibaldi neste próximo domingo, 1º de setembro

Junak Folclore Polonês é um dos grupos que se apresentará nesta próxima edição do Expressões Curitibanas. Foto: Divulgação

Neste próximo domingo, 1º de setembro, acontece mais uma edição do Expressões Curitibanas, projeto que leva apresentações de artistas locais ao palco do Palácio Garibaldi. A entrada é gratuita.

A programação iniciará às 11h, com o Junak Folclore Polonês da Sociedade União Juventus. Desde 1960, a equipe difunde as tradições do folclore polonês. O repertório é marcado por cantos e danças repletos de movimentos e cores. Na Polônia, o Junak conquistou os títulos de “Melhor Grupo Folclórico Polonês Amador fora da Polônia” e “Grupo mais Técnico e Comunicativo” no Festival Internacional de Grupos Poloneses, em Rzeszów.

Em seguida, às 12h, acontece a apresentação do grupo Raízes de Bolívia. Eles mostrarão três danças típicas: a Morenada, realizada no Carnaval de Oruro, e a Cueca Boliviana, presente em todas as classes sociais na Bolívia, e o Quadro-chaquenho, que traz as danças e ritmos populares do sul da Bolívia e noroeste da Argentina, tipicamente representado pelo peão-chacareiro e a companheira, que se dedicam à lida com gado e agricultura nas festas locais.

Eles ainda apresentarão o Baile Inca, uma dança-cerimonial de adoração ao sol, conhecido por eles como o Deus Inti, e a Saya/Caporales. De origem afro-boliviana com raízes na saya, tem o ritmo e dança das comunidades negras nos Yungas de La Paz. Já os caporales emergem do setor urbano como uma expressão de protestos, resistência e liberdade. Entre cada uma das danças, haverá a apresentação ao vivo de música boliviana com o grupo de música latino-americana D’América.

O Palácio Garibaldi fica na Praça Garibaldi, 12 – Alto São Francisco. Mais informações sobre os próximos shows estarão disponíveis na página do Facebook.

O projeto Expressões Curitibanas é uma realização da agência Mind Estratégias por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Copel, Worker, Sideral e Trans Moreno.