Filme de estreia de Godard será homenageado no Festival Varilux de Cinema Francês

“Acossado”, longa-metragem de Jean-Luc Godard, será exibido durante o festival, que ainda não teve a programação divulgada

O filme de estreia de Jean-Luc Godard, “Acossado”, um dos integrantes do movimento Nouvelle Vague, será o homenageado na 11ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontecerá entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro em cinemas de todo o país.
Lançado em 1960, o longa-metragem foi protagonizado pelo estreante Jean-Paul Belmondo e pela atriz norte-americana Jean Seberg, que se tornaria uma das musas do movimento Nouvelle Vague.
“Acossado” foi filmado em menos de quatro semanas, com cenas de rua feitas sem permissão oficial. Godard produziu o roteiro do filme enquanto as filmagens já aconteciam e costumava a escrever as cenas na manhã do dia em que seriam filmadas. Com o objetivo de registrar uma maior espontaneidade, o cineasta só apresentava o texto aos atores conforme o andamento das gravações, revolucionando os paradigmas do cinema da época.

VEJA TAMBÉM: Cinema Virtual exibe “Festival Cinema pelo Mundo” com preços promocionais

Na trama, o anti-herói Michel Poiccard (Belmondo), um jovem de 26 anos, rouba um carro e mata um policial durante a fuga de Marselha para Paris. Ele se apaixona por Patricia Franchini (Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é foragido da justiça. No entanto, por ter matado o policial, Michel passa a ser procurado pela polícia e seu rosto acaba estampado em todos os jornais. Acuado, se esconde enquanto tenta traçar um plano que o levará até Roma, onde acredita que estará seguro.
Além das cenas que mostram o caos das ruas parisienses, o filme também centra, em boa parte, na intimidade do casal. Em quarto de hotel, os dois passam as noites juntos e dividem intensos diálogos, diversificando momentos de tédio e de paixão.

Festival Varilux de Cinema Francês 2020

Esse clássico e 16 longas-metragens, incluindo um documentário, inéditos e recentes da cinematografia francesa integrarão a seleção do Festival Varilux 2020. Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do coronavírus, alguns cinemas terão a opção de programar o festival em datas diferentes – até o final de fevereiro de 2021. De acordo com a Bonfilm, produtora do evento, o importante é que os filmes cheguem ao público em todo Brasil e contribuem para a retomada dos cinemas do país.
O patrocinador principal é o grupo Essilor Varilux e seu apoio se dará por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O festival tem o patrocínio do grupo Essilor Varilux e conta também com o apoio da Embaixada da França, das Alianças Francesas do Brasil e da Unifrance, além do Ingresso.com, Club Med e Dispositiva, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.