Programação da semana traz lançamento de coprodução chilena, brasileira, francesa e sul-coreana e a continuação do Festival Varilux de Cinema Francês
Camile Triska, com assessorias de imprensa
A história de uma avó revolucionária é o pano de fundo do filme “Nona – Se me molham, eu os queimo”, de Camila José Donoso, que estreia nesta semana nas sessões presenciais do Cine Passeio. Exibido nos festivais de Rotterdam, Rio e Olhar de Cinema, o longa-metragem, uma coprodução chilena, brasileira, francesa e sul-coreana, foi considerado pelos críticos como um retrato carinhoso e crítico do Chile.
A programação presencial, válida até o dia 24 de fevereiro, ainda continua com a exibição de “Pinóquio”, do italiano Matteo Garrone, e do Festival Varilux de Cinema Francês, que traz um filme diferente por dia. Desta vez, entram em cartaz a comédia romântica “Minhas Férias com Patrick”, de Caroline Vignal, e “Slalom”, de Charlène Favier, um forte drama familiar sobre abuso sexual – ambos selecionados para o Festival de Cannes 2020, além de “Sou Francês e Preto”, de Jean-Pascal Zadi e John Wax, comédia que fez grande sucesso na França, a também comédia “Meu Primo”, de Jan Kounen, o drama “A Garota da Pulseira”, de Stéphane Demoustier, e “Persona Non Grata”, de Roschdy Zem, que é uma versão francesa do brasileiro “O Invasor”, de Beto Brant.
VEJA TAMBÉM: Cultura pelo Brasil: YouTube é coisa de Jeca, sim! Canal celebra a obra de Mazzaropi
A Mostra Kieslowski, com obras do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996), considerado um dos maiores diretores do cinema mundial, também continua em cartaz, com a continuação da apresentação dos cultuados “Não Matarás” (1988) e ‘Não Amarás” (1988) e a estreia de “A Dupla Vida de Véronique” (1991).
Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site www.ingresso.com ou na bilheteria do local. O horário de funcionamento do Cine Passeio é das 13h às 22h, de terça a domingo. O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410 – Centro. Mais informações no site www.cinepasseio.org ou pelos telefones (41) 3323-1979 e (41) 99101-8844. O uso de máscaras no cinema é obrigatório.
Cinema virtual
Já as sessões no site do Cine Passeio têm 12 opções para quem prefere continuar em casa. Na sala virtual Cine Vitória, com exibições gratuitas, nesta semana são apresentados os documentários brasileiros “Convicto”, de Sergio Gagliardi, e “Filhos de João, o Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas, além do musical nacional “Canção de Baal”, de Helena Ignez, e o suspense peruano “Wik”, de Rodrigo Moreno del Valle.
Pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR Play, são indicados o drama “Ojalá Vivas Tiempos Interesantes”, de Santiago Van Dam, e o romance
“Tres Deseos”, de Marcelo Trotta e Vivian Imar – esses não têm legendas em português.
Na sala virtual Cine Plaza, que tem cobrança de ingressos, estreia o drama mexicano
“O Muro”, de Genevieve Anderson e permanecem em cartaz o indiano “A Jornada de Jhalki”, de Brahmanad Singh e Tanvi Jain, delicado drama baseado numa história real, “O Mistério de Frankenstein”, suspense grego de Costa Zapas, a ficção científica sérvia “Inteligência Artificial – Ascensão das Máquinas”, de Lazar Bodroza, o inglês “Medo de Amar,” de Guy Davies, e o thriller irlandês “Contágio em Alto Mar”, de Neasa Hardiman.
Programação presencial do Cine Passeio
*Válida de 18 a 24 de fevereiro
Sala Luz
MOSTRA KIESLOWSKI
Horário: 15h
Não Matarás (1988)
Exibição no dia 19 de fevereiro
Drama | Legendado
Classificação indicativa: 16 anos
Um jovem polonês desempregado, que é obcecado pela violência, assassina friamente um motorista de táxi. No julgamento, um advogado recém-formado é designado para defendê-lo.
Não Amarás (1988)
Exibição no dia 23 de fevereiro
Drama | Legendado
Classificação indicativa: 16 anos
Um solitário jovem de 19 anos tem como distração observar a vizinha que mora no prédio em frente, que é uma bela artista por volta dos trinta anos com muitos amantes. Em um dia, ele consegue se encontrar com ela, mas o relacionamento não segue o rumo esperado.
“A Dupla Vida de Veronique” (1992)
Exibições nos dias 18, 20, 21 e 24 de fevereiro
Drama | Legendado
Classificação indicativa: 12 anos
Duas mulheres de 20 anos, que moram longe uma da outra, parecem estranhamente conectadas. Weronika é polonesa e sonha em entrar para uma academia de música, mas quando finalmente consegue a vaga, morre na sua primeira apresentação. A partir desse momento, Véronique, que é francesa e mora em Paris, decide largar as aulas de música e acaba se envolvendo com um artista de marionetes.
FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS
Horário: 19h
18 de fevereiro
Minhas Férias com Patrick
Comédia, Romance | Legendado
Direção: Caroline Vignal
Classificação indicativa: 14 anos
Antoinette espera pelo verão e pela promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Mas quando ele cancela as férias para ficar na companhia de sua esposa e filha, Antoinette decide sair atrás dele. Porém, ao chegar, não acha Vladimir, apenas um asno teimoso. O filme foi selecionado para o Festival de Cannes 2020.
19 de fevereiro
Sou Francês e Preto
Comédia | Legendado
Direção: Jean-Pascal Zadi e John Wax
Classificação indicativa: 12 anos
Um ator mal sucedido de 40 anos decide organizar o primeiro grande protesto pela causa negra na França, mas seus encontros, com personalidades influentes da comunidade e o apoio entusiasta de Fary, o fazem hesitar entre o desejo de estar à frente dos palcos e seu engajamento como militante.
20 de fevereiro
Meu Primo
Comédia | Legendado
Direção: Jan Kounen
Classificação indicativa: 12 anos
Um executivo à frente de uma grande empresa familiar está prestes a fechar o que parece ser o negócio do século, mas ele precisa da assinatura de seu primo, que detém 50% das ações da empresa. O primo, feliz em reencontrar o executivo, decide retardar a urgente assinatura para passar mais tempo com ele, que tem a sua paciência posta à prova.
21 de fevereiro
A Garota da Pulseira
Drama | Legendado
Direção: Stéphane Demoustier
Classificação indicativa: 14 anos
Morando numa área residencial impessoal e sem história, Lisa, aos 18 anos, acaba de fazer o exame para ingressar na universidade. Porém, há dois anos ela usa uma pulseira, pois é acusada de ter assassinado sua melhor amiga.
23 de fevereiro
Persona Non Grata
Drama, Thriller | Legendado
Direção: Roschdy Zem
Classificação indicativa: 16 anos
José e Maxime são amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Diante da necessidade de defender seus interesses, eles tomam uma decisão radical. Um segredo sombrio passa, então, a unir o destino dos dois. Quando começam a vislumbrar um futuro melhor, um estranho personagem entra em suas vidas.
24 de fevereiro
Slalom
Drama | Legendado
Direção: Charlène Favier
Classificação indicativa: 14 anos
Uma adolescente acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint-Maurice e o treinador decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Entusiasmada pelo apoio recebido, ela se entrega de corpo e alma ao seu objetivo, mas após acumular sucessos, rapidamente começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio do treinador. O filme fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2020.
Sala Ritz
Pinóquio
Exibições de 18 a 24 de fevereiro
Horário: 15h30
Fantasia, Drama | Legendado
Direção: Matteo Garrone
Classificação indicativa: 10 anos
Estrelado pelo premiado ator Roberto Benigni, que interpreta o personagem Gepeto, o filme conta a famosa história do personagem de madeira que ganha vida, mas o diretor já afirmou em entrevistas que desejou ser o mais fiel possível ao livro, lançado em 1883 pelo italiano Carlo Collodi, ou seja, o público pode esperar uma versão que está sendo chamada de sombria – bem diferente do clássico da Walt Disney.
Nona – Se me molham, eu os queimo
Exibições de 18 a 24 de fevereiro
Horário: 19h30
Drama | Legendado
Direção: Camila José Danoso
Classificação indicativa: 12 anos
Aos 66 anos, Nona decide finalmente se vingar de seu ex-amante e comete um atentado que a obriga a fugir para que não seja presa. Depois de finalmente se estabelecer em uma cidade costeira do Chile, um incêndio de grandes proporções obriga seus vizinhos a deixarem suas casas, mas estranhamente sua moradia é a única a não ser afetada.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.