Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba tem edição on-line gratuita

A décima sexta edição Festival de Cinema Super 8 exibirá mais de 50 filmes

Entre os dias 19 e 22 de novembro acontece a 16ª edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba, o CURTA 8, que neste ano terá uma edição totalmente on-line e gratuita por causa da pandemia – um tema que, inclusive, está presente em diversas das produções apresentadas.

Serão exibidos 52 filmes, originários de seis países, que estabelecem um diversificado recorte do super 8 nos dias de hoje e também do passado. Tanto público quanto os realizadores assistirão juntos aos filmes pela primeira vez, com a trilha sonora executada ao vivo durante a projeção.

As transmissões acontecerão de 19h às 20h, na quinta e sexta, e às 16h, 18h, 19h e 20h no sábado e domingo, no YouTube Estúdio 9 Produções e no site www.curta8.com.br, onde está disponível a programação completa.

Nesta edição, o Curta 8 terá duas mostras competitivas, a de Finalizados em Digital e de Tomada Única – nessa última, os filmes são produzidos com apenas um cartucho e filmados na ordem narrativa do roteiro sem passar por uma edição.

O festival ainda apresentará mais duas mostras paralelas. A primeira será a “Mostra Jorge Bodanzky”, que exibirá quatro filmes em super 8 desse importante fotógrafo e diretor brasileiro. Serão apresentados “Belém – Brasília e Transamazônica”, “Chacrinha”, “Tatunca Nara Manaus Rio Negro” e “Brasília super 8”, todos da década de 70. Como o próprio Jorge explica, são obras superoitistas do período em que ele era fotógrafo de documentários de televisões estrangeiras. Além do registro em 16mm, Jorge filmava também em super 8, numa espécie – segundo definição dele mesmo – “de caderno de notas e lembranças”.

VEJA TAMBÉM: Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo

A outra mostra será a “Com-Vida 2020 – o super 8 ainda pulsa”, que tem curadoria do cineasta pernambucano radicado em Los Angeles, Ivan Cordeiro. Ele faz um recorte que apresenta uma panorama atual do superoitismo no mundo. “Procurei representar os sentimentos emocionais que nos afligem durante essa pandemia, com filmes super 8 que resgatassem esse grande poder da transformação humana”, comenta.

Eventos especiais

A programação prevê, ainda, a realização da marterclass “História do Super 8 Paranaense”, ministrado pelo cineasta e historiador Flávio Rocha. Já no domingo, o público poderá participar do evento na sessão do “Dia do Filme Caseiro”, em que são exibidos filmes pessoais, em super 8 e single 8. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo: desde trabalhos de ficção autorais, até registros familiares. Os espectadores que desejarem enviar suas produções devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Criado em 2005, o Festival Internacional de Cinema em Super 8 de Curitiba cresceu rapidamente, impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Atualmente, é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil. Além disso é um dos poucos dedicados exclusivamente ao culto da bitola super 8 nas Américas, sendo o mais longevo realizado ininterruptamente no mundo nessa área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Maringaense Laurentino Gomes é um dos vencedores do 62º Prêmio Jabuti

O escritor venceu a premiação na categoria “Biografia, Documentário e Reportagem” com o primeiro volume de sua trilogia “Escravidão” O...

Curitiba tem exibição gratuita e ao ar livre de filmes natalinos clássicos

Sessões de cinema acontecerão no Terraço do Cine Passeio e Coreto Digital do Passeio Público Por Camile Triska, com assessoria de imprensaO cinema também faz...

Filme brasileiro que concorre como candidato ao Oscar estreia no Cine Passeio

Nova programação presencial traz os nacionais e premiados "Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou" e "Pacarrete" Por Camile Triska, com...

Exposição no Ventura Shopping traz ângulos diferentes de Curitiba

“Um Olhar, Uma Curitiba”, de Daniel Castellano, segue em cartaz até o fim do ano Até o final do ano está em cartaz no Ventura...

Semana de atividades on-line do História Viva celebra o Dia Internacional do Voluntário

Atividades têm objetivo de ajudar a formar novos voluntários Em 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Para celebrar a data e...

Veja Também

close-link