Festival de Curitiba: Peça faz reflexão sobre a desumanização a partir de mito grego

A peça “Fedra em: O Fantástico Mundo de Hipólito” estreia no TEUNI e também será integrante do Festival de Curitiba

Foto: Amanda Vicentini

Inspirada no texto “Amor de Phaedra” da dramaturga britânica Sarah Kane, a peça “Fedra em: O Fantástico Mundo de Hipólito” é a nova montagem da Setra Companhia que estreia no dia 15 de março e será integrante da Mostra 2019 do Festival de Curitiba. O espetáculo conta com artistas da dança, performance e teatro com o objetivo de provocar uma fricção de linguagens a partir do mito grego originado por Eurípedes

Com direção de Eduardo Ramos e Michelle Moura e dramaturgia de Gustavo Marcasse, a peça apresenta a família burguesa real do mito grego de Eurípedes. A Setra Companhia, na construção da cena, sentiu a necessidade de anteceder, trazendo personagens como Ariadne e ampliando a participação do herói Teseu, quase inexistente em todos os textos abordados, para expandir e desdobrar a falência da figura masculina heróica, introjetada na cultura da sociedade ocidental.

A degeneração social está presente na família. A rejeição do amor de Fedra por Hipólito é apenas mais um elemento da indiferença e desumanização que vemos todos os dias no nosso cotidiano.

Para encontrar tal grau de intensidade, a Setra Companhia reuniu para o elenco os artistas Maikon K., para a figura de Hipólito e a bailarina Cintia Napoli, para evocar tantas e tantas Fedras já soterradas. Os bailarinos Airton Rodrigues e Malki Pinsag trazem o mito anterior, como Teseu e Ariadne. E Rubia Romani se encarrega da personagem Strofe, filha fictícia de Fedra, inventada por Sarah Kane.

No TEUNI, a peça ficam em cartaz do dia 15 de marco a 24 de março e 9 a 14 de abril, sempre de terça a sábado às 20h e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). O endereço é Rua XV de Novembro, 1299 – Centro. Mais informações pelos telefones (41) 3360-5066 ou 9986-3596

Já nos dias 27 e 28 de março, o espetáculo será apresentado gratuitamente na Casa Hoffmann como integrante do Festival de Curitiba. As sessões acontecem às 18h e às 21h. Os ingressos estarão disponíveis uma hora antes do espetáculo. O endereço é Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco. Mais informações pelo telefone (41) 3321-3228.