Festival de Curitiba: Peça aborda a vida de mulheres na época do ciclo da borracha

O espetáculo A pequena abelha e a árvore alta fica em cartaz do até o 7 de abril

Foto: Maringas Maciel

Até o dia 7 de abril, a Trupe Ave Lola de Teatro apresenta o espetáculo A pequena abelha e a árvore alta, que dá continuidade a pesquisa poética da companhia, levando a cena um universo fantástico. A história acontece na época áurea do ciclo da borracha, em Manaus de 1911, e conta a saga de três mulheres de povos distintos, que trazidas pelo destino se encontram e são desafiadas a enfrentar os medos e as ameaças de uma dura realidade.

“A Amazônia é um dos maiores bens do Brasil, sua cultura, sua história, sua diversidade natural. Decidimos entrar nessa aventura artística por acreditarmos que esse universo é profundamente inspirador. Adentrar na Amazônia nos levou aos Andes, pois existe uma relação intrínseca entre as culturas tradicionais e o fluxo das águas de ambas as regiões. Ao começarmos os estudos para a montagem da peça, percebemos que sabíamos muito pouco sobre a diversidade cultural e histórica da Amazônia”, ressalta a diretora teatral Ana Rosa Tezza.

A obra é uma criação coletiva da Trupe Ave Lola com texto e direção de Ana Rosa Tezza. A inspiração do novo trabalho foi o conto Pequena-abelha, a irmã de Árvore-alta, da escritora acreana Jamilssa Melo e a obra do renomado cineasta Hayao Miyazaki. O espetáculo é o resultado de um processo de criação que teve início em agosto de 2018. A direção musical da obra é assinada pelo francês Jean-Jacques Lemetrê e executada ao vivo pelos músicos Arthur Jaime e Breno Monte Serrat.

As apresentações acontecem na sede da Ave Lola Criação, localizada na Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro. Entre os dias 14 de fevereiro a 24 de março, as sessões são sempre às quintas, sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h. Já durante o 28º Festival de Curitiba 2019, de 27 de março a 7 de abril, as sessões ocorrem todos os dias, às 19h. A classificação indicativa é de 14 anos.

Os ingressos são na modalidade “pague o quanto vale” e serão distribuídos na hora da peça.  Quem desejar, também poderá fazer uma reserva antecipada (50% dos ingressos disponíveis podem ser reservados) por meio deste link. Nesse caso, é necessário chegar com, no mínim,o 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro para validar a reserva feita pelo site. Caso contrário, a poltrona será liberada para outros espectadores.

Gastronomia Amazônica
Mantendo a tradição de proporcionar ao público uma experiência artística e gastronômica, antes das apresentações do espetáculo “A pequena abelha e a árvore alta” a Cozinha Ave Lola servirá um jantar inspirado na gastronomia amazônica, preparado pela chef de cozinha Thamis Barreto. Para mais informações sobre valores e reservas antecipadas, basta entrar em contato pelo whatsapp (41)99668-8927, com Dara Van Doorn.

Mais informações e a programação completa do 28º Festival de Curitiba estão disponíveis no site www.festivaldecuritiba.com.br.