Publicado em 11 de setembro de 2020

Os eventos culturais sobre Berlim, gastronomia, literatura e música alemã que aconteceram em formato de lives têm gravações disponíveis on-line

eventos culturais goethe

A lives sobre a capital Berlim foi uma das mais concorridas. Foto: Divulgação

Ocorreu entre 25 a 27 de agosto, a Semana de Arte, Cultura e Literatura, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. O Goethe-Institut Curitiba é parceiro da Secretaria e ofereceu, ao longo da semana, uma série de eventos para os professores da rede e público geral. Todos aconteceram em ambiente virtual, foram gravados e estão disponíveis nas redes sociais. Assim, quem não pôde acessar ao vivo pode assistir ao tema que tem interesse.

Uma das lives mais disputadas foi sobre a capital Berlim, uma das cidades mais procuradas como destino turístico, para intercâmbio ou mesmo profissionalmente. A palestra foi proferida pela Katharina Bleher, mestranda binacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade de Leipzig, da Alemanha, em parceria com o Instituto. A palestrante trouxe um panorama amplo da cidade, desde antes da unificação. A cidade é hoje a segunda mais populosa da União Europeia, com quase 6 milhões de habitantes, considerando a sua região metropolitana. Para assistir, acesse AQUI.

A segunda live foi sobre gastronomia: “Delícia de conversa”, com a escritora Marli Dall Stella, estudiosa da culinária alemã e austríaca, que faz adaptações das receitas originais à gastronômica brasileira. Ela é autora do livro “Receitas Austríacas do Tirol Brasileiro”, com 112 receitas doces e salgadas.

Durante o encontro, a cozinheira lançou a sua versão vegana, sem glúten e sem lactose, da Torta Sacher, que tradicionalmente leva chocolate e é recheada com geleia de damasco e coberta de chocolate. Para assistir, pode acessar AQUI.

VEJA TAMBÉM: Festival de Curitiba terá pré-versão digital gratuita

A terceira palestra foi com a booktuber, a jornalista Gisele Eberspächer, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. O tema da conversa fo “Vamos falar sobre livros – uma pequena viagem ao mundo da literatura alemã”.

Ela apresentou livros alemães traduzidos para o português. Entre as obras citadas estão: Montanha Mágica, de Thomas Mann com tradução de Herbert Caro; Uma juventude na Alemanha, de Ernst Toller com tradução de Ricardo Ploch; e Mundaréu Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos (1812-1815) – dos famosos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm Grimm) com tradução de Christine Röhrig. Para conferir a live inteira, é só acessar AQUI.

Os eventos da Semana de Arte Cultura e Literatura promovidos pelo Goethe Institut foram encerrados com o pianista Diego Zorrilla, que tocou e contou histórias sobre compositores de origem germânica, como Ludwig van Beethoven, conhecido por melodias como Pour Elise e Sonata ao Luar, e que completaria 250 anos em 2020, e também sobre Wolfgang Amadeus Mozart e Robert Schumann. O vídeo ainda pode ser acessado em AQUI.

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

Leave A Comment