Evento on-line e gratuito debate os limites do discurso de ódio nas redes sociais

Convidados irão debater sobre como Brasil pode se preparar para fortalecer o combate à desinformação, discurso de ódio e linchamentos virtuais

No dia 30 de outubro, acontece o evento on-line “Os Limites do Discurso de Ódio nas Redes Sociais”, que terá três painéis de debates sobre o tema com transmissão gratuita pelo YouTube, Facebook, Twitter e site do canal History.
“O objetivo é refletir sobre como o Brasil vai se preparar para fortalecer o combate à crescente onda de desinformação, discurso de ódio e linchamentos virtuais nas eleições de 2020 e buscar soluções concretas para resolver o problema”, explica Ariel Kogan, codiretor do IT&E.
O evento, que é uma parceria entre a produtora e distribuidora ELO Company, o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E), a Agência Lupa e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), faz parte da campanha de lançamento do documentário “A Verdade da Mentira”, coproduzido pela ELO, canal History e IT&E.
Cada painel terá uma hora de duração e mediação de Débora Freitas, jornalista e repórter da CNN Brasil. O primeiro, “Como Enfrentar o Discurso de Ódio no Contexto Eleitoral?”, acontece às 15h, com participação do Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE; Fernando Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); e Petria Chaves, jornalista e apresentadora do programa Revista CBN (rádio CBN), do podcast Revisteen CBN Joca e apresentadora do documentário “A Verdade da Mentira”.

VEJA TAMBÉM: Documentário curitibano sobre o uso das mídias sociais na política estreia no YouTube

O segundo painel, “A experiência de grupos que sofrem com discursos de ódio”, tem início às 16h30 e terá participação do Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP; Rabino Michel Schlesinger, rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista (CIP); Djamila Ribeiro, filósofa e escritora; Cristina Naumovs, consultora de criatividade e inovação; e Rodney William, babalorixá e antropólogo.
“Como prevenir os linchamentos virtuais na eleição de 2020?” será o tema do terceiro painel, às 18h, com participação de Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa; Thiago Rondon, Coordenador digital de combate à desinformação no TSE; Luciano Santos, Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e Marco Aurélio Ruediger, Diretor da FGV DAPP.

A Verdade da Mentira

O documentário “A Verdade da Mentira” estreia no dia 26 de outubro nas plataformas digitais NET NOW, Looke e Vivo Play, e também poderá ser assistido no site oficial do filme. O canal History lança a produção com exclusividade na televisão por assinatura no dia 8 de novembro, às 20h45.
No filme, com direção de Maria Caroline Telles, a jornalista Petria Chaves investiga como as estruturas de desinformação on-line operam, suas influências em uma campanha eleitoral e no processo democrático, além dos esforços que vêm sendo feitos para coibir abusos que estejam sendo cometidos.
Segundo os produtores, é uma reflexão sobre o momento de desinformação e polarização extrema em que a sociedade vive atualmente e quais são os impactos desse fenômeno no nosso dia a dia.