Evento cultural on-line da UFPR promove atrações artísticas e webinários

O Movimento Conexão, evento cultural on-line da UFPR, irá transmitir 15 atrações de artistas locais, professores, pesquisadores e estudantes

Evento cultural on-line da UFPR
Nos dias 29 e 30 de abril, um evento cultural on-line da UFPR (Universidade Federal do Paraná) irá reunir diferentes expressões culturais em 15 atrações, entre apresentações artísticas e webminários. Professores, pesquisadores, artistas e estudantes vinculados à universidade se revezerão em lives que acontecerão das 15h às 19h, em ambos os dias, nos perfis do Facebook e Instagram da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR. Confira a programação completa aqui. 
“O Movimento Conexão é uma resposta da UFPR ao isolamento social e à pandemia. É uma reação poética, visual e sonora que oferece conhecimento, cultura e arte”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Franklin.
O nome do evento tem como objetivo projetar para o público um movimento plural, diverso e acessível. A coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR e diretora do Sacod, Regiane Ribeiro, reforça que o propósito do evento é a circulação de cultura nos mais diferentes espaços. “Como estamos no projeto piloto, a ideia de ‘culturas compartilhadas’ é associar o compartilhamento de experiências com a produção artística da comunidade”, observa.
Durante os dois dias de evento, o Movimento Conexão contará com lives sobre teatro, dança, música, videoarte, fotografia mobile em casa, arte indígena contemporânea, entre outros. Para quem não conseguir acompanhar a programação completa, as transmissões ficarão disponíveis nos perfis das redes sociais.
O “Movimento Conexão” é uma parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

Universidade e sociedade juntas

A realização do evento envolve tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade. Para preencher a programação, o Sacod e a Proec receberam inscrições de artistas locais, grupos artísticos, professores e pesquisadores. “O processo de curadoria foi bastante elaborativo e colaborativo. Fizemos escolhas que contemplam a diversidade de linguagens artísticas e de todos os departamentos do Setor”, enfatiza a vice-diretora do Sacod, Stephanie Dahn Batista.
“O evento traz as produções dos nossos alunos, docentes, técnicos e grupos artísticos, mas também aquilo que é produzido pelos artistas locais”, afirma Leandro Franklin. O pró-reitor de Extensão e Cultura ainda ressalta que o objetivo é manter acesa a ideia de que as pessoas não estão sozinhas neste momento e que por meio da arte podemos retomar um sentimento de comunidade.
Mais do que a parceria entre áreas da Universidade, o evento conta com a união de professores, estudantes, técnico-administrativos, profissionais, artistas e também do público em geral. A coordenadora da Agência Escola explica que a proposta é reunir a comunidade interna e externa em uma rede de afeto e cuidado coletivo. “Ou seja, utilizar a internet para reconectar afetos e relações sociais”, considera.
 
 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Dicas de Programação Gratuita para o Dia das Crianças em Curitiba

Separamos uma programação gratuita para o Dia das Crianças que pode servir para todos os gostos e tipos de...

Você pode gostar de:

spot_img