Espetáculo apresenta contos populares ao som da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba

O espetáculo fica em cartaz até o dia 29 de setembro no Teatro José Maria Santos

Foto: Divulgação

Os contos da tradição oral narrados junto com música ao vivo. Esse é o novo trabalho Contos, da Cia Ilimitada montado em parceria com a OABS (Orquestra à Base de Sopro de Curitiba), que está em cartaz até o dia 29 de setembro, sempre aos sábados, às 20h e domingos, às 19h, no Teatro José Maria Santos. A entrada é gratuita.

A montagem reúne narrativas que fazem parte do imaginário universal e apresentam conflitos, perguntas e anseios da vida. São velhas histórias adaptadas que buscam instigar a imaginação e a reflexão. Como se faz para ser feliz? É a questão comum presente nas histórias escolhidas. “Ao contar essas histórias universais, rapidamente entramos em contato com nossa essência ancestral. Algo que está no centro de nossa cultura e é comum a todos. Nossos anseios e medos, nossa busca pela felicidade, nossa necessidade de revelar a verdade. Uma verdade que está dentro de todos nós e, por isso, pode ser compartilhada sem nunca ser subjugada. Por anos e anos essas histórias foram oralmente transmitidas, contadas, reinventadas e hoje temos a oportunidade de atuar como um elo, contando e semeando para que elas sigam vivas por muito e muito tempo”, explica Marcio Juliano, diretor do espetáculo.

O projeto reúne um time de artistas do cenário teatral e da música com ampla trajetória na cidade. Além da direção de Marcio Juliano, que também compõe o elenco e é o responsável pela dramaturgia, a equipe artística é formada por antigos e atuantes parceiros da Cia Ilimitada, como Sérgio Albach, regente da Orquestra à Base de Sopro, que assina a direção musical e o premiadíssimo iluminador Beto Bruel. As composições são de Davi Sartori, Gilson Fukushima e Albach. A assistência de direção e a preparação corporal é de Mônica Infante. O elenco, além dos 17 músicos da OABS, conta ainda com a atriz Glaucia Domingos e o ator Marcel Szymanski.

A realização de um espetáculo de teatro com música ao vivo é um desejo antigo da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (OABS). O grupo formado há 19 anos é especializado em música popular brasileira e carrega em seu currículo mais de 30 programas realizados com convidados ilustres como: Maria Rita, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Emílio Santiago, Nelson Ayres, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Nailor Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise e Laércio de Freitas.  “A ideia vai além de compor uma trilha sonora para as histórias, mas sim trazer aos espectadores um rico universo de sonoridades, matizes e possibilidades que uma orquestra de sopro é capaz. O espetáculo resultou ousado, repleto de surpresas e encantamento. Contos é um projeto que além de aproximar o público da música, sim, convida o espectador a sonhar”, declara Sérgio Albach.

A classificação é livre, mas o espetáculo é melhor compreendido por pessoas a partir de 10 ano. O Teatro José Maria Santos fica na Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco. Mais informações pelo telefone (41) 3324-8208.