Edição 2020 do Pint of Science leva bate-papo sobre ciência para a casa do público

Em Curitiba, o evento internacional Pint of Science reunirá treze cientistas para conversar sobre pesquisas desenvolvidas durante a pandemia

pint of science
Foto: Divulgação

Entre os dias 8 e 10 de setembro, acontece mais uma edição do festival internacional de divulgação científica Pint of Science. As palestras sobre ciência, que acontecem em bares por todo o Brasil e mundo, neste ano precisaram ser migradas para o mundo virtual. Na edição de Curitiba, 13 pesquisadores de diferentes áreas discutirão os estudos desenvolvidos durante a pandemia de covid-19.
O bate-papo envolverá desde testes e vacinas até impactos socioeconômicos. As transmissões serão pelo YouTube Pint of Science Online Brasil, sempre a partir das 18h45, e o público poderá interagir com os cientistas enviando comentários e perguntas.
Coordenador do evento em Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR, Fabio Marcel Zanetti explica que a proposta do evento é mostrar a ciência que é feita dentro da universidade e aproximar o público dos pesquisadores. “A ideia de levar isso para o bar é pelo ambiente mais descontraído e para que as informações científicas cheguem numa linguagem mais simples. Para a edição on-line vamos manter o brinde à ciência e fazer com que seja uma conversa e ainda tenha algo da cerveja e descontração”, diz o físico.
O formato on-line em Curitiba terá três painéis sobre covid-19 e ciência, tecnologia e sociedade, um em cada dia de evento, respectivamente. O bate-papo entre os cientistas e a interação com o público terá duração de cerca de uma hora. Após essa edição regional (que acontece em mais outras 73 cidades do país), sempre começará a programação nacional, a partir das 20h, no mesmo canal do YouTube. Mais informações no site pintofscience.com.br.
Além da participação dos pesquisadores que discutirão ciência, tecnologia e sociedade nos painéis, outros cientistas também podem mostrar suas pesquisas. A proposta é que professores e estudantes de graduação e pós-graduação publiquem seus estudos nas redes sociais nos dias de evento com a hashtag #meupintdepesquisa. A sugestão é que as postagens tenham até cinco fotos e legenda de até dez linhas. Uma curadoria será feita pela equipe organizadora do Pint Curitiba para exibir algumas publicações sobre pesquisas durante as lives.

Ciência e cerveja

Para levar o ambiente descontraído de bar para a casa das pessoas em Curitiba, o Hop’n Roll Brewpub lançará uma cerveja produzida para delivery durante o festival, a vienna lager Hop of Science. “É uma cerveja bem leve da escola alemã”, diz Michel Galvão, proprietário do Hop’n Roll. Quem desejar experimentar a cerveja durante o evento, deverá fazer seu pedido pelo aplicativo Rappi ou neste link.
Parceiro do Pint of Science desde a primeira edição em Curitiba, em 2017, o publicitário e dono do bar acredita que o ambiente informal torna o aprendizado mais prazeroso e produtivo. “É muito bacana esse casamento entre a ciência e o bar. As interações do público e cientistas foram sempre muito boas durante todos esses anos”, afirma.
 
O Pint of Science Online Curitiba tem organização da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR com apoio dos bares A Caiçara e Hop’n Roll Brewpub.

Programação do Pint of Science Online Curitiba 2020

8 de setembro, às 18h45
Link de transmissão AQUI
Bate-papo sobre Covid-19 e Ciência com:
Valquíria John – Mediadora (Jornalismo e Agência Escola UFPR)
Carolina Cardoso de Mello Prando – Mapeamento genético de infectados (Instituto Pelé Pequeno Príncipe)
Emanuel Maltempi de Souza – Pesquisa em vacinas e testes (Bioquímica e Biologia Molecular UFPR)
Rebeca Cordeiro Justina Silva – Salto em espécies e caráter zoonótico (Médica Veterinária IFPR)
Viviane Flumignan Zétola – Consequências da Covid-19 na saúde (Neurologia UFPR)
9 de setembro, às 18h45
Link de transmissão AQUI
Bate-papo sobre Covid-19 e Tecnologia com:
Myrian Del Vecchio de Lima – Mediadora (Jornalismo UFPR)
Marcos Dinis Lavarda – Produção de respiradores e sistema de descontaminação do ar (Robótica IFPR/Campus Colombo)
Rilton Alves de Freitas – Produção de álcool em gel (Química UFPR)
Rubens Alexandre de Faria – Desenvolvimento de túnel de desinfecção (UTFPR/ Campus Curitiba)
10 de setembro, às 18h45
Link de transmissão AQUI
Bate-papo sobre Covid-19 e Sociedade com:
Kelly Prudencio – Mediadora (Jornalismo e Agência Escola UFPR)
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira – Ensino remoto na rede pública (Educação UFPR)
Clóvis Mendes Gruner – Pandemias na história (História UFPR)
Terciane Sabadini Carvalho – Impactos econômicos da pandemia (Economia UFPR)