E-book gratuito conta histórias do Festival de Inverno da UFPR

Obra está disponível para download gratuito

Com quantas histórias é possível contar as três décadas do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná em Antonina? Crianças, estudantes, professores, artistas, trabalhadores… tantos olhares diferentes de um mesmo evento que se consolidou na cultura paranaense estão retratados no livro “Festival de Inverno da UFPR – 30 anos sobre nós”, que foi lançado nesta semana justamente durante a programação do 31º Festival de Inverno da UFPR.

Idealizadora e organizadora do livro, a produtora cultural Patrícia Salles explica que a edição surgiu como parte das comemorações do trigésimo aniversário do evento. A pandemia adiou o lançamento por um ano, mas agora acaba de chegar, por enquanto somente em formato digital. “É um documento para marcar e registrar a história de 30 anos do Festival de Inverno. Contar a história do Festival através da memória afetiva nas diferentes vozes dos participantes”, diz Patricia Salles.

O livro reúne 29 relatos, com representantes de diferentes épocas do Festival de Inverno. E por que não são 30 relatos? “Jamais conseguiríamos reunir no livro todas as memórias de 30 anos e nem estabelecer qual é a mais importante. O 30º depoimento está em aberto para que as pessoas possam incluir suas histórias, estimulando uma volta no Festival, incentivando buscar essa memória afetiva de cada um”, comenta organizadora do livro.

Faça aqui o download gratuito do livro “Festival de Inverno da UFPR – 30 anos sobre nós”

Apesar de reunir relatos de diferentes períodos e participantes, Patricia cita um ponto recorrente: a maioria dos autores cita outras pessoas, mostrando que a experiência no Festival de Inverno nunca é solitária. “Isso confirma a proposta do Festival, de ser coletivo, fazer conexão, estabelecer trocas, compartilhar experiências. E a partir dessas experiências um evento de arte e cultura vai muito além, permitindo relações de afeto. É muito gostoso ler, conhecer as histórias e ver de que forma o evento contribuiu para cada pessoa”.

Uma das histórias na página em branco no “Festival de Inverno da UFPR – 30 anos sobre nós” poderia ser da própria organizadora do livro. Trabalhando na UFPR desde 2008, Patricia atuou diretamente na organização do Festival de Inverno da 19ª até a 28ª edição. Para ela, fazer esse registro é a realização de um projeto de mais de dez anos e também um marco de uma caminhada iniciada na Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). “Sou muito grata pelo aprendizado profissional e pela bagagem incrível que tive na Proec e feliz por realizar esse registro histórico”, completa.

Documentário

Para o lançamento, o livro “Festival de Inverno da UFPR – 30 anos sobre nós” ganhou um documentário, disponível no YouTube, produzido em uma parceria entre a Proec e a UFPR TV. O vídeo é uma viagem, que sai do Prédio Histórico da UFPR, onde tudo começou, e chega até Antonina, cidade que acolhe o Festival de Inverno desde 1991.

VEJA TAMBÉM: Livro de passatempos gratuito conta a história da cientista Marie Curie

O documentário faz uma “brincadeira” com a questão do compartilhamento da memória afetiva do 30º depoimento, como explica Carlos Debiase, que assina a direção de cena e montagem. “O vídeo homenageia a UFPR e a cidade de Antonina. As pessoas vão ver o lado mais afetivo do Festival, motivado até por esse distanciamento (da pandemia), por essa saudade, mas ao mesmo tempo vão ver a conexão entre a cidade e a Universidade”, diz Debiasi.

Além de Patricia Salles, a equipe do e-book tem Vinicius Costa na co-organização e Juliana Mara na produção cultural do evento de lançamento. A equipe de coordenação gráfica e formada pelo professor Naotake Fukushima e os estudantes Henrique Coser Moreira e Thales Panke, do curso de Design da UFPR.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Praça Viva: 2 dias de programação gratuita na Praça Santos Andrade

Neste sábado e domingo (25 e 26 de junho) a Praça Santos Andrade recebe a quarta edição do Praça...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img