Dra. Pet: Ter ou não ter um bichinho de estimação?

///Dra. Pet: Ter ou não ter um bichinho de estimação?

Tem dúvidas se adota um bichinho de estimação? Antes de tudo, é importante lembrar que ele será totalmente dependente de você. A Dra. Pet explica mais sobre todos os cuidados que é preciso analisar antes de ter um bichinho

 

Por Jacqueline Felippetto

Muitas pessoas tem dúvida sobre ter ou não ter um bichinho de estimação. Bom, antes de tudo, é importante saber que ele precisa de cuidados veterinários, precisa de atenção e carinho, precisa de alimentação, precisa de passeios, precisa de espaço adequado para ter uma boa qualidade de vida e será totalmente dependente do dono. Além disso, a pessoa terá gastos com ração e remédios. É muito comum as pessoas adquirirem os pets por impulso e, infelizmente, isso é a causa de muito abandono de animais nas ruas, um problema que ocorre no país inteiro.

Antes de pensar em ter um bichinho, é primordial conversar com a família inteira para ver se todos então de acordo em ter um novo membro na família, pois é uma responsabilidade de todos cuidar do bem-estar do bichinho. Essa conversa ajudará a evitar brigas futuras. Todos precisam estarem conscientes de que o bichinho vai fazer as necessidades dele e que alguém precisará limpar, que vai precisar passear e alguém terá que levar e, se precisar fazer uma cirurgia ou tiver algum problema de saúde, o bichinho demandará um cuidado especial, com medicamentos, limpeza de ferida e muito mais.

Ter um bichinho de estimação exige, sim, muita responsabilidade. Se não estiver disposto a ter todos esses cuidados, então, não  tenha um! Seja um peixinho, um passarinho, um cão ou um gato, todos merecem cuidado e atenção durante toda a vida deles! Se tiver alguma dúvida para saber qual bichinho de estimação seria o ideal para você, converse com um médico veterinário, pergunte a opinião dele, quais os cuidados que cada espécie exige e quanto tempo vivem, pois, às vezes, a pessoa quer ter um pet, mas, não um cão ou um gato, necessariamente. Um peixinho também é um excelente bichinho de estimação!

Então, se você está pensando em ter um animalzinho de estimação, tenha esses cuidados antes, se informe, saiba dos cuidados e, principalmente, seja responsável, pois os bichinhos são seres vivos e merecem todo o nosso respeito!

Para finalizar, deixo mais uma dica: ADOTE UM AMIGO!

Um abraço!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2018-09-14T18:35:45+00:00 14 setembro - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta