Dra. Pet: Posso dar medicamento humano para o meu bichinho de estimação?

Alguns medicamentos podem ser administrados em cães e gatos, mas são necessários cuidados para evitar intoxicações

Jacqueline Felippetto

Uma pergunta muito frequente entre os tutores de pets é se podem dar medicamentos de uso humano para os seus bichinhos. Há alguns anos, a prática de medicar os animaizinhos com os nossos remédios era mais comum, pois não existiam muitos produtos específicos para os pets. Mas, hoje em dia a indústria farmacêutica veterinária está em plena atividade, lançando cada vez mais produtos excelentes e extremamente efetivos no caso de prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças nos animais de companhia.

Existem medicamentos humanos que podem, sim, serem receitados para os animaizinhos, mas somente o médico veterinário pode prescrevê-los. A prática de dar medicamentos humanos por conta própria aos pets é muito perigosa, principalmente no caso de gatos, que são muito sensíveis a medicamentos bastante utilizados por nós, como o ácido acetilsalicílico, que pode matar o bichinho. Além disso, o tempo de absorção do medicamento e a dosagem são bem diferentes entre o animal e o homem, por isso todo o cuidado é pouco quando se fala em administração de medicamentos nos bichinhos.

Muitas vezes, na clínica, atendi cães e gatos que morreram após terem recebido medicamentos humanos sem orientação nenhuma de um médico veterinário, causando uma intoxicação fatal. Cães e gatos têm diferentes respostas a alguns medicamentos, por isso em diversos casos existem produtos específicos para cada um deles, evitando assim, efeitos indesejáveis.

Os laboratórios veterinários estão sempre atentos à saúde dos bichinhos, lançando no mercado pet produtos de excelente qualidade e cada vez mais eficientes no combate às doenças. Não se deve descuidar da saúde do seu pet, principalmente no caso de administração de remédios por conta própria simplesmente porque os têm em casa.

Sempre converse com um médico veterinário, pois ele é o único profissional capacitado para esclarecer qualquer dúvida sobre administração de medicamentos. Não é à toa que a indústria farmacêutica veterinária no mundo inteiro investe milhões em tecnologia para desenvolver produtos específicos para o seu pet, pensando sempre no bem-estar e qualidade de vida do seu animal de estimação.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Jacqueline Felippetto


Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV