Dra. Pet: por que é importante castrar seu cachorro ou gato?

///Dra. Pet: por que é importante castrar seu cachorro ou gato?

É verdade que os bichinhos ficam tristes depois de castrados? Tenho que esperar minha cachorrinha ter uma ninhada antes de castrar? A nossa Dra. Pet, Jacqueline Felippetto, esclarece essas e outras dúvidas na coluna de hoje.

 

Por Jacqueline Felippetto

De acordo com dados do IBGE, existem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil. É um número bastante alto e, infelizmente, grande parte desses bichinhos estão nas ruas. Muitos donos de pets ainda têm dúvidas se devem ou não castrar seus bichinhos, pois acreditam que o animalzinho deve ter pelo menos uma ninhada e, no caso dos machos, se eles forem castrados ficarão mais quietos e tristes. Mas, isso é um mito! No caso das fêmeas, inclusive, o ideal é castrar antes do primeiro cio.

A castração de machos e fêmeas é uma cirurgia relativamente simples e rápida. E o procedimento cirúrgico não evita apenas ninhadas indesejadas e o aumento da população de cães e gatos – também é uma questão de saúde para o seu bichinho, pois ajuda a evitar doenças. Conheça alguns benefícios da castração:

Nos machos
– Diminui a agressividade;
– Reduz a incidência de câncer de próstata;
– Evita que os bichinhos fiquem marcando território com a urina;
– Evita que saiam à procura de fêmeas no cio, prevenindo, também, o problema de fugas e atropelamentos.

Nas fêmeas
– Diminui a incidência de câncer de mama
– Evita ninhadas indesejadas
– Cessa o sangramento nos períodos do cio
– Evita a piometra, que é o surgimento de pus no útero que pode ocorrer quando a fêmea não é castrada e exige uma cirurgia de emergência

Se você tiver mais alguma dúvida, consulte o seu médico veterinário e lembre-se: somente ele stá apto a realizar esse tipo de cirurgia no seu cão ou gato.

Espero que tenham gostado das explicações de hoje.

Até a próxima!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

2018-07-16T09:59:09+00:00 16 julho - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta