Dra. Pet: Pets e crianças podem conviver juntos?

Convívio entre crianças e bichos de estimação é extremamente saudável, só é preciso tomar alguns cuidados

Jacqueline Felippetto

Muitos pais, hoje em dia, têm dúvidas sobre deixar ou não as crianças conviverem com os animaizinhos de estimação. Crianças muito pequenas podem tratar os cãezinhos como brinquedos e, às vezes, podem machucá-los sem querer e a reação do bichinho pode ser de morder a criança para se defender. Especialistas indicam que a partir dos 5 anos de idade a criança já entende mais como lidar com os bichos de estimação.

Mas, nada impede que essa adaptação da criança com o cãozinho ou gatinho seja antes. Em diversas situações, o pet acompanha a gestação da tutora até o nascimento da criança e fica tudo bem! Alguns pets podem apresentar ciúmes, mas tudo é uma questão de observar a reação do animalzinho. Nesses casos, a aproximação do bebê e do pet tem que ser monitorada pelos tutores. Geralmente, o ciúmes passa e eles convivem tranquilamente, tudo é uma questão de paciência e observação do comportamento deles. Aliás, existe momento mais fofo do que observar crianças brincando com um gatinho ou cão? É fofura pura!

Outro benefício de se ter uma animal de estimação é o fato de que crianças que convivem com os animais tornam-se mais afetivas e sociáveis. Por esse motivo, alguns psicólogos inclusive indicam animais de estimação para crianças muito sozinhas ou com muita timidez.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados em relação à saúde, mas nada de exageros. O importante é levar os pets com frequência ao médico veterinário, fazer as vacinações e desverminar, manter o pelo do animal sempre limpo e saudável, incluindo a aplicação periódico de produtos contra carrapatos e pulgas, sempre com indicação do médico veterinário.

O cuidado maior em relação a doenças são as zoonoses. As mais comuns são as verminoses, sarnas e micoses. Por isso, é muito importante a higiene, ou seja, ensinar as crianças a sempre lavarem as mãos após brincarem com os animaizinhos.

Caso tenha tenha alguma dúvida sobre as possíveis doenças que podem ser transmitidas às crianças, converse com um médico veterinário ou até mesmo com um pediatra ou um infectologista.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.