Pedacinho das comidas da ceia, roupinhas inadequadas e até os enfeites do pinheiro de Natal podem causar problemas de saúde nos bichinhos e acidentes
Por Jacqueline Felippetto
Está chegando o Natal e, junto com ele, as comemorações em família, os presentes e a ceia. Como os bichinhos fazem parte da família, com certeza estarão juntos nas festas também. Quando existem muitas pessoas por perto, os bichinhos gostam de aprontar, igual as crianças, por isso tem que ficar atento a eles também.
Na hora da ceia, parece que eles têm um magnetismo pela mesa e adoram ficar por ali, rodeando, para ver se sobra algum pedacinho de pernil, chester, tender, que alguém com “peninha” dele resolva dar um pedacinho. Mas, é preciso tomar cuidado! Um simples pedacinho desses alimentos podem causar um estrago violento no sistema digestivo dos animais, como uma gastroenterite hemorrágica.
É muito comum os pets, no dia do Natal, irem para clínicas e hospitais veterinários devido a esse “pedacinho” do alimento da ceia. Eu sei, eles ficam ali ao lado com aquela cara de “por favor, só um pedacinho” e, muitas vezes, as pessoas não resistem a esse olhar . Então, nessas horas, tenha sempre um petisco apropriado para os pets, assim, não irá causar nem um dano à saúde dele.
Outro cuidado é com a árvore de Natal, eles adoram brincar em volta, pensam que as bolinhas são brinquedos, principalmente os gatinhos. É muito comum derrubarem a árvore e os pisca-piscas são perigosos, pois o bichinho pode brincar com eles e levar um choque. Se puder, mantenha os bichinhos afastados quando a árvore estiver com os pisca-piscas ligados.
Quanto às roupinhas que eles usam, tem que verificar se está confortável, se não incomoda, porque como estamos no verão, a roupa inadequada para o animalzinho pode causar um grande mal-estar. Seguindo essas dicas com o seu bichinho, todos vão poder aproveitar com muita alegria e felicidade a noite de Natal!
Desejo a vocês todos e aos bichinhos um Feliz Natal!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.