Dra. Pet: Conheça três métodos de identificação para o seu bichinho de estimação

Identificação do seu bichinho de estimação é fundamental para ajudar a encontrá-lo em caso de fuga ou roubo

Jacqueline Felippetto

Hoje em dia é muito importante que o seu bichinho de estimação tenha algum tipo de identificação. Às vezes, um simples passeio ou até mesmo quando esquecemos um portão ou uma janela aberta por pouco tempo é o suficiente para o animalzinho escapulir. Atualmente ainda existem muitos roubos de pets, principalmente os de raça, e qualquer identificação é muito importante para tentar encontrar o quanto antes o animalzinho.

Mas, como posso identificar meu pet? Existem três métodos mais comuns. Confira quais são:

  • Plaquinha

O método mais simples de identificação é a plaquinha, com o nome do animalzinho e o número de contato do tutor. Existem diversos modelos no mercado pet e, geralmente, essas plaquinhas são fixadas na coleira ou peitoral do pet. Existem também coleiras em que é possível gravar direto nela a identificação do bichinho de estimação. É um método fácil e barato.

  • Microchipagem

Esse é um método bem eficiente, onde os dados do pet são salvos dentro de um microchip e, por meio um leitor específico pode-se verificar quem é e como encontrar o tutor do bichinho caso ele esteja perdido. Muitas clínicas e pet shops fazem a aplicação do microchip, é bem rápido e praticamente indolor. Existem ainda algumas prefeituras que fazem a aplicação gratuitamente do microchip, mediante prévio cadastro do bichinho.

  • Coleira com GPS

Essa é uma opção que descreve a exata localização do pet, mas o custo é bem alto.

VEJA TAMBÉM: Cuidados com os pets durante o verão

Hoje em dia, alguns cartórios também já fazem um RG dos pets, que contém todos os dados do animalzinho, uma foto e seus características. É algo que pode ser muito útil na hora de comprovar que o pet é seu em caso de fuga ou roubo.

Contudo, o importante é que o cão ou gatinho tenha no mínimo a plaquinha de identificação. Se tiver também o microchip, fica ainda mais fácil de encontrá-lo.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV