Dra. Pet: Conheça tratamentos alternativos da Medicina Veterinária

Terapias alternativas podem ajudar nos mais diversos problemas de saúde, desde problemas de comportamento até câncer

Jacqueline Felippetto
Hoje em dia já contamos com diversos tratamentos de saúde e para melhorar a qualidade de vida dos pets. Mas, além das terapias tradicionais, também existem os alternativos, assim como para nós, humanos.
Os tratamentos alternativos mais utilizados atualmente para os pets são:
Acupuntura
É utilizado em casos de dor, principalmente na presença de doenças articulares, de coluna, doenças degenerativas e neurológicas, incontinência urinária e fecal, problemas de comportamento, entre outros.
Ozonioterapia
Essa terapia consiste em utilizar a molécula composta de três átomos de oxigênio no tratamento. É muito utilizada no caso de dores articulares, inflamações dos músculos, dores na coluna e utilizada também em casos de câncer e doenças autoimunes.
Células-tronco
Esse tratamento alternativo e inovador tem um protocolo diferenciado para cada pet, levando em consideração a quantidade de células a ser utilizadas, a via de aplicação e a frequência. Em cães e gatos, esse tipo de tratamento é utilizado no caso de doenças autoimunes, doenças articulares, sequelas da cinomose, úlcera de córnea, entre outros
As células-troncos dos animais são registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Aromaterapia
Essa terapia utiliza óleos essenciais e geralmente é indicada como tratamento coadjuvante ao tratamento convencional do médico veterinário. Problemas de estresse, hiperatividade, depressão, ansiedade e ciúmes excessivos recebem indicação da aromaterapia.
Microfisioterapia
Essa terapia consiste em tratar a causa da doença e não somente os sintomas. Muitas vezes, a causa das doenças é antiga, pode ter surgido em qualquer fase da vida do animalzinho e se manifestou somente mais tarde. A Microfisioterapia é indicada para ansiedade, traumas emocionais, como estresse depressão e abandono, doenças articulares, musculares e dermatológicas.
É importante ressaltar que todo o tratamento deve ser indicado por um médico veterinário e existem especialidades na Medicina Veterinária para esses tratamentos alternativos e codjuvantes. Em Curitiba, indico o o Instituto de Reabilitação Animal, que realiza essas terapias, entre outras.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
 
Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.