Esporte pode ser praticado por cachorros de todos os portes e idades, desde que estejam com um bom estado de saúde
Jacqueline Felippetto
Em época de Olimpíadas, já pensou que o seu cachorro também pode praticar um esporte, ajudando não só na saúde mas também a aumentar a interação entre vocês? Existem vários que nossos amigos de quatro patas podem fazer, entre eles está o Agility.
Para quem tem preguiça de praticar outros exercícios físicos, o Agility é uma ótima opção, pois tem um gasto calórico considerável e é um bem divertido. Ele é baseado em provas hípicas, ou seja, tem um circuito de obstáculos que deve ser cumprido sem infrações e no menor tempo possível.
Existem até campeonatos para essa modalidade no mundo inteiro. Para iniciar a prática do Agility apenas é importante que o cão tenha, no mínimo, um adestramento básico para receber os comandos.
VEJA TAMBÉM: A importância do check-up para os bichos de estimação
Cães de qualquer idade, tamanho ou raça, desde que estejam em perfeito estado de saúde, pode praticar o Agility – o tutor também tem que estar com a saúde em dia. Mas, é importante salientar que o cachorro não pode estar obeso: ele primeiro precisa emagrecer e depois, sim, se divertir nos desafios desse esporte.
Os principais obstáculos do Agility são:
- Gangorra
- Mesa
- Paliçada (uma espécie de rampa)
- Passadiço (uma espécie de passarela)
- Salto em comprimento
- Túnel
- Slalom (tubos colocados em linha reta para desviar)
Diversas cidades brasileiras têm locais específicos para a prática do Agility. Aqui, em Curitiba, eu recomendo a Universicão, onde tem um espaço amplo, acompanhamento e orientação com profissionais especializados.
Assista ao vídeo que fiz sobre o Agility
[arve url=”https://youtu.be/bomBJeKfVfI” loop=”no” muted=”no” /]
Fica a dica para quem quer praticar um esporte diferente e divertido com o seu cachorro.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.