Dra. Pet: Conheça as quatro dúvidas comuns sobre os bichinhos de estimação

Animais têm pesadelos? O que são as zoonoses que tanto falam? Saiba as respostas para essas e outras dúvidas comuns de tutores de pets

Jacqueline Felippetto

Os tutores de pets sempre têm muitas dúvidas sobre seus bichinhos. Eu separei para responder quatro perguntas bastantes comuns e interessantes que você também pode ter.

Os pets sonham?
Sim, além de sonharem, eles podem até ter pesadelos. Às vezes, o animalzinho está dormindo e começa a rosnar, fazer movimento de pedalagem, choramingar. É nessa hora que ele está sonhando. Normalmente, eles podem sonhar com os brinquedos, com comida, com os passeios e com as atividades do dia a dia. No caso deles apresentarem pesadelos, pode estar relacionado a maus-tratos e abandono, pois eles também carregam traumas.

Se você perceber que o seu bichinho está agitado demais, com respiração ofegante, chorando excessivamente, é bem provável que ele esteja tendo um pesadelo terrível. Nesse momente, acorde-o devagar. Caso ele seja acordado muito abruptamente, pode se assustar e até morder. E se o seu bichinho estiver tendo muitos pesadelo e não dormindo bem, leve-o imediatamente ao médico veterinário para verificar quais podem ser as possíveis causas desses transtornos.

É verdade que os cães e gatos também têm gripe?
Sim, em cães é denominada Gripe Canina ou Tosse dos Canis, e nos gatos é a Rinotraqueíte Viral Felina. Cães e gatos vacinados corretamente não contraem essas doenças, mas as vacinas devem ser aplicadas sempre por um médico veterinário.

A gripe é uma doença que pode acometer os animaizinhos durante o ano inteiro, não somente no inverno. Nas épocas mais quentes do ano, principalmente se o pet não for vacinado, essa doença também pode aparecer no bichinho, sim.

VEJA TAMBÉM: Causas mais comuns de coceiras nos cachorros e gatos

O que são zoonoses?
As zoonoses são doenças transmissíveis entre os animais e o homens. As mais comuns são sarna sarcóptica, fungos e as zoonoses verminoticas. Animais bem cuidados e levados regularmente ao médico veterinário dificilmente transmitem as zoonoses. É importante sempre manter em dia o vermífugo, as vacinas e os antiparasitários, como os produtos contra pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas

O que é o “Bicho Geográfico”?
Quando os pets estão com o verme Ancylostoma sp e defecam em parques e na areia da praia, eliminam ovos que mais tarde transformam-se em larvas infectantes, prontas para penetrar na pele dos animais e pessoas. Nos pets, isso causará uma verminose intestinal e nos seres humanos, o bicho geográfico. Por isso, é importante desverminar regularmente os animaizinhos e sempre coletar as fezes para não contaminar o ambiente. Recolher as fezes que os animais deixam nas ruas, parques ou até mesmo na areia da praia é uma questão de conscientização e educação! Mantenha sempre o vermífugo em dia, ok?

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV