Publicado em 24 de junho de 2020

Tire suas dúvidas sobre a correta higiene de cachorros e gatos durante a pandemia

higiene de cachorros e gatos

É importante utilizar produtos específicos para pets afim de minimizar riscos de alergias. Foto: iStock

Por Jacqueline Felippetto

Em tempos de pandemia do coronavírus, muitos tutores não sabem ao certo como fazer uma correta higiene de cachorros e gatos. É preciso dar banhos com mais frequência? Como limpar as patinhas depois do passeio?

Para ajudar a tirar essas dúvidas, separei as perguntas mais frequentes para responder:

Como devo limpar as patas do meu cachorro após o passeio? O focinho também precisa ser higienizado?

A limpeza das patinhas dos cães pode ser feita apenas lavando com a água e shampoo específico para pets, sempre secando muito bem com toalha e, logo após, secador. Lenços umedecidos para pets também podem ser utilizados. O banho a seco para pets, um spray que deve ser borrifado direto no pelo do animal, deixando secar naturalmente, também pode ser utilizado para higienizar as patinhas. É importante lembrar que as patinhas devem ser limpas sempre que o cachorro volta da rua, mesmo depois da pandemia acabar. Já o focinho não é necessário limpar.

A higienização das partes íntimas pode ser feita de qual maneira?

Basta limpar com lenços umedecidos específicos para os pets.

A limpeza do local onde os cachorros fazem suas necessidades precisa ser mais frequente?

A limpeza do ambiente deve ser feita uma vez ao dia. Existem desinfetantes à base de amônia quaternária que são bactericidas, fungicidas e protozoaricidas que podem ser utilizados – qualquer dúvida, sempre consulte um veterinário. Nesta época de quarentena precisa tomar cuidado com tantos produtos de limpeza sendo aplicados nas casas, pois alguns pets podem se intoxicar e até precisarem ser internados devido ao contato com esses produtos. Nada de exageros na limpeza! Usando produtos adequados e sempre seguindo a orientação correta de cada um, ninguém vai correr o risco de se intoxicar, nem pets e nem humanos. Também é importante coletar as fezes dos cães com luvas e uma pazinha específica, facilmente encontrada no mercado pet.

E a caixinha dos gatos? Precisa de alguma higienização específica?

A limpeza da caixinha dos gatos deve ser feita uma vez por semana e a troca da areia também. Sempre observar as informações na embalagem do produto também. A lavagem da caixinha deve ser feita com água e detergente neutro.

É necessário fazer alguma lavagem diferente com os objetos utilizados pelos pets?

Potes, cobertores, edredons, roupinhas e outros objetos utilizados por eles devem ser lavados pelo menos uma vez por semana, com água e sabão ou detergente neutro.

Qual a frequência dos banhos? O que posso utilizar caso queira lavar meu bichinho em casa?

Os banhos podem ser feitos uma vez por semana e,  até mesmo, apenas aplicar o spray de banho seco no pelo do pet, massageando bem. Sempre utilizar shampoos específicos para cães e gatos para evitar possíveis alergias.

E lembre-se: sempre que tiver quaisquer dúvidas, converse com um médico veterinário.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

 

Jacqueline Felippetto

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

Leave A Comment