Dra. Pet: Como a poluição dos oceanos impacta a nossa vida

Boa parte do CO² emitido em nosso planeta é absorvido pelos oceanos, que ainda ajudam a regular o clima

Jacqueline Felippetto
Os oceanos são fundamentais em nossas vidas, esteja você perto ou muito longe de uma praia. Eles absorvem em torno de 30% de CO² emitido e ainda é importante lembrar que cobrem 70% do planeta, sendo primordiais reguladores do clima. E tem mais: 54% do oxigênio do planeta é produzido por algas marinhas.
É gigantesca a importância de cuidar e preservar os oceanos. Contudo, estima-se que, por ano, 100 mil animais marinhos morrem em decorrência do lixo depositado no mar.
Muitas vidas marinhas poderiam ser poupadas se os seres humanos tivessem a consciência e responsabilidade de não jogar lixo nas praias e oceanos, principalmente os derivados de plástico. Um simples canudinho de plástico, cuja a vida útil é de apenas 10 minutos, pode demorar até 500 anos para se decompor. Imagine o estrago que isso pode causar.
Sempre que for à praia, junte seu lixo, separe o que for reciclável e, especialmente, não deixe bitucas de cigarros, pois elas provocam um estrago gigantesco no ecossistema e, o pior, não são biodegradáveis. Procure dar preferência para garrafas de água e canudos reutilizáveis também. Na praia, não deixe nada além de pegadas!
Caso possa, você também pode apoiar ONGs que ajudam a proteger os oceanos. Como diz a Dra. Sylvia Earle: “Cada gota de água que você bebe, cada vez que respira, está conectado com o oceano. Não importa em que lugar da Terra você vive!”
Separar e juntar o lixo é um ato de responsabilidade e respeito com as pessoas, os animais e o meio ambiente. A hora de proteger os oceanos é já!
Confiram a entrevista que fiz com o Prancha, da Turma do Prancha
[arve url=”https://youtu.be/oSIfXCG62vo” loop=”no” muted=”no” /]
Espero que tenham gostado e até a próxima!
 
Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.