Dra. Pet: Cinco lições que podemos aprender com os gatos

Se cuidar mais, não conviver com quem não gostamos, manter o foco… Algumas atitudes dos gatinhos também são bem-vindas em nossas vidas

Jacqueline Felippetto

Quem tem um gatinho, sabe muito bem que eles têm muito a nos ensinar no dia a dia, é só parar e observá-los. Confira cinco lições que podemos aprender com os bichanos:

Mantenha o foco e sempre calcule antes de agir
Vocês já perceberam que o gato estuda, prepara e calcula meticulosamente antes de saltar. Ele não tem pressa em realizar o objetivo dele, o primeiro passo é sempre observar e planejar antes de agir.

Alongue-se mais de descanse
Os gatos estão sempre se alongando, sabem que isso é muito importante. E nós, humanos? Na correria do dia a dia, esquecemos que se alongar é primordial para a qualidade de vida. Outra atitude que também é comum dos gatinhos é se espreguiçar. E você sabia também eles podem dormir até 16 horas por dia? Ter uma boa noite de sono, se espreguiçar e se alongar são comportamentos que devemos praticar diariamente, assim como os gatinhos fazem. Às vezes pode parecer difícil fazer tudo isso, mas não impossível.

Se não gosta, não finja
Gatos quando não gostam de alguém ou alguma situação, eles demonstram e muito. Não tente invadir o seu espaço, pois ele não vai gostar. O fingimento é desgastante, não é mesmo? Se não de gosta de alguém, saia de perto, mas sempre com educação. Podemos não gostar de certas pessoas, contudo respeito é essencial para uma convivência mais harmoniosa caso não consiga se afastar completamente. Os gatos ficam de longe só observando e, sempre que possível, mantendo distância de pessoas e situações que eles não gostam. Aprenda com eles!

Cuide-se mais
Os gatinhos se lambem e fazem a higiene pessoal deles todos os dias! Aliás, eles detestam viver na sujeira, são muito limpinhos mesmo. Durante uma hora por dia, pelo menos, precisamos parar, nos cuidar e fazer algo que realmente gostamos – é uma forma de se sentir melhor. Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos desse tempo só para nós, não é mesmo?

Brinque mais
Gatos adoram brincar, eles se entretém e curtem muito quando um brinquedinho chama a atenção. Existe coisa mais fofa que um filhote de gatinho brincando? É importante que nós também aproveitemos um pouco para brincar, rir com amigos e com a família. A vida fica mais leve, com certeza!

Aprenda um pouquinho com o seu gatinho! ,Tenha um tempo só para você, use seu charme (sim, gatos são muito charmosos) e divirta-se mais com as coisas simples da vida!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Jacqueline Felippetto


Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV

 

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.