DJ Fernando Ribeiro completa um ano de Quarentena Sessions

Já são mais 300 horas de house music e deep house, sempre em lives com sets inéditos

Desde 2002, Fernando Ribeiro não tinha uma agenda tão movimentada. Nessa época, ao lado do DJ Adriano Costa, Fernando colocava o underground curitibano para dançar com o projeto Alternate DJs. Quase 20 anos depois, retomou a frequência nas pick ups logo no início da pandemia com o projeto Quarentena Sessions.
Fernando conta que começou a fazer as lives para amenizar um pouco as mazelas do que define como tempos sombrios. “Não há motivo para comemoração em uma pandemia. Mas me manter ativo e conseguir reunir pessoas em torno da música ajuda a elevar o humor de todos”, resume.
Em 19 de março, do ano passado, ele fez a sua primeira aparição em seu canal no YouTube e não parou mais. A nova agenda atraiu antigos e novos admiradores e convites para tocar em lives e festivais. Ano passado, foi convidado para tocar às sextas-feiras no Soulful House Music Channel, no Twitch, um coletivo de DJs com base em Nova York e New Jersey.

Gloria, Twitch e público fiel

Além da música eletrônica, outra atração da Quarentena Sessions é a presença de Gloria, filha de Fernando. Com 10 anos de idade, ela atua como VJ e hostess nos finais de semana que passa no apartamento do pai.
“Foi um modo que encontrei dela participar nessa situação de lockdown. Um jeito de envolvê-la e mostrar pra ela que dá para ajudar e encarar a pandemia de uma maneira mais divertida. Agora ela está praticando inglês para interagir com o público estrangeiro que é a grande maioria no meu canal na Twitch”, conta Fernando.
A plataforma Twitch foi mais uma boa surpresa o DJ. Em pouco tempo, ele conseguiu mais de mil seguidores e já tem apoiadores que contribuem financeiramente. A reconexão com a cena internacional de housemusic trouxe seguidores de São Paulo, Belo Horizonte, EUA, Alemanha, Canadá, Inglaterra, França e Japão.

VEJA TAMBÉM: Thayana Barbosa transforma o turbulento ano de 2020 em música

Residente no Canadá, a jornalista e tradutora Priscilla Foggiato diz que a Quarentena Sessions foi um alívio em meio à pandemia, um jeito de estar com os amigos mesmo à distância. “Parece uma pequena viagem no tempo ouvindo os sons do Fernando que conheci há 20 anos. O tempo foi generoso com ele não só porque sua habilidade na mixagem está ainda mais fina, mas porque permitiu que ele nos brindasse com Gloria, sua filha e MC das Sessions. As pessoas aguardam a apresentação e os comentários espertos de Glorinha que também se revelou uma VJ de talento”, afirma Priscilla.
De São Paulo, a psicóloga Claudia Beninca também vê a Quarentena Sessions como um momento para relaxar com os amigos em tempos de reclusão. “A Quarentena Sessions consagrou-se como a festa oficial das noites de sábado. Aquele momento de preparar um drink legal e curtir no conforto do sofá de casa”.

Trajetória

Entre 1998 e 2012, Fernando Ribeiro atuou como DJ na cena underground curitibana. Em parceria com o DJ Adriano Costa, fundou o projeto Alternate DJs em 2002, que foi um grande laboratório da cena eletrônica emergente da cidade. Entre os anos de 2007 e 2008 produziu o programa de rádio 91 Blackbeats na rádio 91 Rock. Já discotecou em diversos clubs do sul do país, foi residente do lounge Santilllana Bar e da festa Discofreaks em Foz do Iguaçu. Já tocou com diversos DJs internacionais como Fred Everything (Canadá), Johnny Fiasco (EUA), DJ Spen (EUA) e Joey Negro (UK).
Atualmente, Fernando Ribeiro colabora com o selo de house music brasileiro Grooveland Music. Os sets do DJ sempre percorreram pelo downtempo, deep house e house music, com grande presença de elementos orgânicos.

Programação da Quarentena Sessions

QS Radio
Todas as quartas, às 15h, no www.twitch.tv/fern_ribs
Sesta de Sexta
Todas as sextas, às 15h,  no www.twitch.tv/soulfulhousemusiccollage 

QS
Todos os sábados, às 21h no www.twitch.tv/fern_ribs
Sempre 2 horas de set
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.