Diretora de arte curitibana é parte de equipe premiada no Oscar pelo filme “Mank”

Cineasta atua em Los Angeles, nos Estados Unidos

A arquiteta, designer e Mestre em Direção de Arte Daniela Medeiros, ex-aluna do curso de Cinema pelo Centro Europeu, é parte da equipe premiada pelo Oscar 2021 com o filme da Netflix “Mank”, dirigido por David Fincher.
O longa-metragem levou os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. Daniela integrou a equipe como set designer (cenografia) e atua em Los Angeles, nos Estados Unidos. Sua carreira inclui participação como production designer (designer de produção) e set designer (cenografia) em filmes como “Thor: Ragnarok” e “Homem-Formiga”, dos estúdios Marvel, e “All These Voices”, entre outros.
“Depois de muitos anos de estudos e trabalho pesado, atuar em um projeto da dimensão de Mank, com David Fincher como diretor, é uma honra enorme. O projeto foi muito desafiador e inspirador. Fazer parte de uma equipe ganhadora do Oscar de Melhor Direção de Arte parece um sonho, ainda nem caiu a ficha. Também é muito legal saber que estou representando o Brasil como uma mulher curitibana no cinema”, afirma Daniela Medeiros.

VEJA TAMBÉM: Dos primórdios do sci-fi ao cyberpunk: Curso on-line aborda ficção científica no cinema

A cineasta fez o curso no Centro Europeu em 2012, sendo que o diretor e roteirista Fernando Severo foi um de seus professores. “Era uma aluna muito dedicada, determinada a seguir a direção de arte. O set designer é um papel que faz parte da direção de arte: um conjunto de trabalhos que cria a concepção visual do filme, desenvolvida pela equipe a partir da ideia do diretor, que define a paleta de cores, os cenários e o figurino dos personagens”, explica.
Campeão de indicações no Oscar de 2021, “Mank” traz a história do roteirista Herman J. Mankiewicz, de “Cidadão Kane” (1941) e sua luta com o diretor pelos créditos. É um filme todo em preto e branco, assim como a obra na qual se baseia.

Curso de Cinema

O curso de Cinema do Centro Europeu aborda desde o aprendizado do nível básico ao avançado. De acordo com o coordenador, ator e cineasta Gustavo Piaskoski o aluno sai pronto para o mercado de trabalho.
“Trabalhamos com a criação de roteiro, direção de fotografia, documentário e uma série de outras matérias importantes, transitando em todas as áreas da produção de cinema. Durante o curso cada aluno participa da realização de três produções audiovisuais completas e ainda tem a opção de realizar uma quarta após o final do período letivo, saindo da escola com um bom portfólio para o mercado de trabalho”, explica o coordenador.
Gustavo ressalta ainda a importância da arte do cinema em nosso cotidiano. “Mais do que nunca o cinema é valorizado, principalmente como arte, em séries e filmes. É uma forma de expressão capaz de apresentar culturas e línguas de forma muito suave, com o poder de trazer a imagética visão do mundo para dentro da sua casa”, finaliza.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.