Dicas, live e websérie para te ajudar a identificar uma fake news

Pesquisa aponta que 62% dos brasileiros não sabem identificar uma fake news. Confira dicas e ações que serão realizadas para ajudar no combate à proliferação de informações falsas

identificar uma fake news
De acordo com um estudo feito pela empresa de cibersegurança Kaspersky, 62% dos brasileiros não sabem identificar uma fake news. Além disso, segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), as notícias falsas circulam 70% mais do que as notícias verdadeiras na internet.
Para ajudar no combate à proliferação de informações falsas, a professora do curso de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Maria Carolina Avis, dá cinco dicas de como verificar uma fake news.
1 – Verifique se essa notícia é recente ou antiga. Muitas vezes a informação não é falsa, só é antiga. Após esse texto, foi publicada alguma atualização que seja mais recente? Então antes de repassar algo para frente, analise quando o texto foi escrito e se houveram atualizações. O Google Notícias pode ajudar nessa verificação.
2- Isso realmente é uma notícia? Não é uma propaganda que parece uma notícia? Cuidado com o compartilhamento de “notícias” de produtos milagrosos que se disfarçam de informação. Além disso, analise se o produtor do conteúdo tem credibilidade, se a fonte é confiável. Prefira repassar informações verificadas por grandes canais de comunicação.
3 – Muitas informações disponíveis na internet são análises pessoais, e não informações baseadas em dados. Essas não necessariamente são falsas, mas têm uma intenção clara pelo autor que expôs sua opinião.
4 – Se uma notícia é verdadeira, vários canais de comunicação a publicarão. Antes de compartilhar, faça uma breve pesquisa e analise essa questão. Neste momento, leia as várias versões de uma mesma notícia para ter a sua opinião sobre.
5 – Tem muitos erros de português? Pelo link conseguiu ver que o nome da empresa está incorreto? Desconfie.
As notícias falsas são muito atraentes, por isso são tão compartilháveis. É importante verificar antes de repassar, afinal nem sempre as pessoas que receberão sua mensagem pensarão em verificar a veracidade, antes de compartilhar com ainda mais gente.

Live e websérie

Para quem deseja saber ainda mais sobre o assunto, o Colégio Positivo promoverá diversas ações para alertar sobre a capacidade de proliferação das informações falsas em meio à pandemia da covid-19. Na próxima segunda-feira (18/05), às 17h, a instituição realiza uma live no Facebook e Instagram com o tema “Efeitos das fake news em época de pandemia”.
A transmissão terá a participação da assessora pedagógica de Redação do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento), Candice de Almeida, do assessor de História do CIPP, André Marcos Silva, e do professor do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, supervisor de Jornalismo da BandNews FM Curitiba e doutorando de Ciências da Informação, na Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal, Felipe Harmata.

VEJA TAMBÉM: Cientistas da UFPR respondem dúvidas da população sobre o coronavírus

“A live vai abrir uma semana de debates com os alunos do Ensino Médio, nos quais discutiremos os efeitos da desinformação, principalmente em tempos apocalípticos como este que vivemos, pois muitas vezes, algumas mentiras compartilhadas vão da ameaça à democracia ao risco de morte”, explica Candice.
Outra ação é o lançamento da websérie “Mitos e verdades”, que traz a covid-19 como seu primeiro tema. Com episódios de até cinco minutos, divulgados semanalmente, às terças e quintas, no YouTube do Colégio Positivo, a websérie conta com a participação de professores que vão esclarecer, nesta primeira temporada, dúvidas a respeito da pandemia.
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!