Professores e alunos da Universidade Positivo ensinam profissionais da depilação a identificarem DSTs e sinais de violência contra a mulher
O curso de Medicina da Universidade Positivo realiza, no dia 1° de outubro, a 5ª edição do “Depiladora Amiga”. Com apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, o projeto visa capacitar profissionais da depilação com informações a respeito de sintomas de DSTs e identificação de sinais de violência contra a mulher.
O evento é aberto a todas as depiladoras interessadas e será realizado na unidade Praça Osório da Universidade Positivo, das 8h30 às 12h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste site. As vagas são limitadas.
De acordo com a professora de Saúde da Família da Universidade Positivo e idealizadora do projeto, Andressa Gulin, as depiladoras podem estimular suas clientes a realizarem consultas, exames preventivos ou até denúncias. “Graças ao vínculo com suas pacientes, a depiladora tem um grande potencial e pode se tornar uma promotora de saúde, por meio de orientações e percepções diferentes”, afirma.
Neste ano, as depiladoras participantes serão orientadas por médicos, enfermeiros e estudantes sobre anatomia, doenças sexualmente transmissíveis e complicações, HPV e câncer, sexualidade, planejamento familiar, além de como identificar sinais de violência contra a mulher e como encaminhar clientes para atendimento nas unidades de saúde.
“A prevenção é o melhor e mais seguro caminho para manter a saúde, principalmente das mulheres, que têm alta incidência de doenças como câncer de mama e de colo de útero, por exemplo”, explica Andressa.
Para a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, contar com projetos como esse no município é importante, pois são ferramentas que contribuem com a saúde da mulher. “A depiladora sensibilizada e bem informada pode ajudar a mulher a identificar alterações no corpo e aconselhar que ela procure o serviço de saúde. Nossas 111 unidades básicas de saúde são a porta de entrada para essas pacientes”, explica.
Preferência
Ato frequente na agenda das brasileiras, a depilação faz parte da cultura do país, tanto por motivos climáticos, quanto por preferências sexuais. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana da Universidade de São Paulo, que entrevistou mais de 52 mil brasileiras, apenas 2,65% das mulheres preferem não realizar nenhum tipo de depilação. Com essa relevância e abrangência, a profissional que realiza a depilação acaba se tornando íntima das clientes, ganhando abertura para abordar temas que outros teriam mais dificuldade.
Depiladora Amiga
Desde o início, em 2015, o Depiladora Amiga já capacitou mais de 500 depiladoras. Em julho de 2018, o projeto foi o vencedor na categoria Participação Comunitária e Controle Social em Saúde do 3º Prêmio Inova Saúde Paraná. A competição, que é uma iniciativa do Inesco e foi realizada em parceria com a SESA/ESPP, recebeu 122 trabalhos e entregou 33 prêmios.
SERVIÇO: Curso Depiladora Amiga
Data: 1° de outubro
Horário: 8h30 às 12h
Local: Universidade Positivo – Unidade Praça Osório | Praça Galeria Osório, 125 – Centro – Curitiba
Inscrições gratuitas pelo site goo.gl/sqrAvF
Informações pelo telefone (41) 3317-3000 ou pela página do evento no Facebook goo.gl/EJ8msY