Curso ensina jovens a abrir negócio com pouco dinheiro

O Programa Juventude Empreendedora vai capacitar jovens de oito países. Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a aderir

jovens
Curso vai capacitar jovens de 17 a 29 anos em oito países. Foto: Arnaldo Kikuti

Jovens de 17 a 29 anos que queiram aprender como abrir e manter um negócio com baixo investimento, em meio à crise causada pelo coronavírus, podem participar de um curso online gratuito de empreendedorismo entre os dias 15 a 19 de junho, com aulas ao vivo.
A princípio, o Programa Juventude Empreendedora foi criado para capacitar jovens de 17 a 29 anos a abrirem seus próprios negócios, em todos os países de língua portuguesa. Contudo, devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), a iniciativa se adaptou para ser implantada na internet, surgindo o Juventude Empreendedora Online, que visa apoiar jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia. O Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a aderir.

Países Participantes

O programa é idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e promovido pelo Conselho Nacional da Juventude do Brasil e Agência Besouro de Fomento Social, além dos Conselhos Nacionais de Juventude de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste – países dos quais os jovens poderão se inscrever.

VEJA TAMBÉM: Crianças podem aprender sobre finanças brincando

O Juventude Empreendedora – que já havia sido implantado de forma presencial em 2019 –busca apontar novas perspectivas, construir caminhos para a juventude e transformar os sonhos em realidade a partir do empreendedorismo. Para isso usa a metodologia  “By Necessity”, criada pela Besouro, que ensina a transformar uma ideia em negócio rentável e com baixo custo. São 11 etapas que abordam finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros temas.
Atualmente o método já foi empregado em 12 países, com mais de 12 mil alunos capacitados. Dessa forma, já soma  4 mil negócios abertos anualmente, com 100 mil pessoas impactadas indiretamente e renda acumulada acima de R$ 120 milhões.
As inscrições podem ser feitas através do site www.juventudeempreendedora.com.
SERVIÇO: Programa Juventude Empreendedora Online.
Data: de 15 a 19 de junho
Horário: 9h às 13h.
Para jovens de 17 a 29 anos
Inscrições: www.juventudeempreendedora.com
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!