Curitiba recebe festival de cinema gratuito em homenagem aos países do BRICS

O BRICS Film Festival, que faz parte da programação oficial da Bienal de Curitiba, vai exibir produções do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul no Cine Passeio

O longa-metragem Neighbors, do chinês Jia Zhangke, é um dos filmes que serão exibidos no festival. Foto: Divulgação

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional de Curitiba promoverá o 1º BRICS Film Festival, evento inédito que reúne filmes dos cinco países membros do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As exibições serão entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, sempre às 20h, no Cine Passeio. A entrada é gratuita – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada sessão.

A curadora Denize Araújo, professora universitária PHD em cinema, selecionou cinco curtas e cinco longas-metragens com o tema Memória e Homenagem. Os filmes são formas de estreitar os diálogos entre países de culturas diferentes, um dos temas da bienal deste ano. As sessões serão seguidas de debates com convidados especiais.

O documentário Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), de Marcelo Masagão, inicia o festival nesta quinta-feira, dia 28. Masagão reconta toda a trajetória da humanidade, a partir de imagens de arquivos dos principais eventos que marcaram a sociedade. O cineasta estará na sessão de abertura do festival.

Na sexta-feira , dia 29, será a vez dos curtas-metragens O Encontro (2002), de Marcos Jorge; Photographs from Family Archive (2016), de Svetlana Pozharskaya; Misra Natak Company (2018), de Prakhar Vishwani; Dissociative Conection (2018), de Wong Chung Yan; e The Body, de Siyabonga Mbele.

Outros quatros longas-metragens também estão na programação. São os filmes Inverso Mundus, dos russos do coletivo artístico AES+F, no dia 30; Ame quem você Ama, no dia 1º, da sul-africana Jenna Bass; Neighbors, no dia 3, do chinês Jia Zhangke; e a produção indiana Cinemawala, no dia 4, de Kaushik Ganguly, que encerra o festival.

Para as crianças
No domingo, dia 1º, também acontecerá o o BRICS Kids, a partir das 16h.  Serão exibidos curtas-metragens infantis selecionados pelo curador Alexandre Juruena, diretor do festival internacional Anim!Arte. Após as sessões também será realizado um bate-papo com o público.

A programação completa do BRICS – Film Festival – Festival da Bienal Internacional de Arte de Curitiba está disponível neste link. O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410 – Centro.

SERVIÇO: BRICS – Film Festival
Data: 28 de novembro a 4 de dezembro
Horário: 20h
Local: Cine Passeio | Rua Riachuelo, 410 – Centro
Entrada gratuita

BRICS Kids
Data: 1º de dezembro
Horário: 16h
Local: Cine Passeio | Rua Riachuelo, 410 – Centro
Entrada gratuita

 

Sobre a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba

Foto: Reprodução/Site Bienal de Curitiba

Ao longo de uma história de 25 Anos, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba se firmou no Brasil como um dos principais eventos de arte do circuito mundial. Em 2017, teve a China como país homenageado e reuniu 62 artistas contemporâneos chineses, de um total de 435 artistas de 43 países dos cinco continentes e recebeu cerca de 1 milhão de visitantes. Além disso, a Bienal atua com uma extensa programação paralela e a promoção de circuitos, trabalhando em outras frentes além da arte contemporânea ao longo do período da Bienal.

A Bienal de Curitiba recebeu, por duas vezes, o Prêmio ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), em 2011 e 2017. Nomes icônicos, de grande visibilidade internacional já tiveram passagens pela Bienal de Curitiba, como Marina Abramovic, Bruce Nauman, Dan Flavin, Louise Bourgeois, Julio Le Parc, Ai Weiwei, Richard Serra, Shirin Neshat, Tony Craigg, Bill Viola, Tracey Moffat, Marta Minujín, William Kentridge, entre outros.

Fora de Curitiba, a Bienal amplia ainda mais suas sedes com exposições em outras cidades do Paraná e do Brasil, como Florianópolis (Santa Catarina) e Brasília (Distrito Federal).  Além da programação no Brasil, a Bienal prevê a organização de mostras de arte contemporânea em outros países, a partir de cooperações com instituições internacionais. Na América do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai; na Europa, França, Suíça e Rússia.

Mais informações na página do Facebook, no perfil do Instagram ou no Twitter da Bienal de Curitiba.

A Bienal de Curitiba é realizada pela Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Governo do Paraná e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania do Governo Federal e tem parceria do Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal. O Projeto Educativo da Bienal é realizado em cooperação com Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). O patrocínio é da Furnas, Copel, Havan e Bergerson.

 

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img