#CulturapeloBrasil: Escritor pernambucano de terror promove a poesia em projeto nas redes sociais

Em seu perfil no Instagram, o escritor romancista A.T. Sergio realiza as lives para difundir a poesia e seus autores

O que a literatura de suspense e terror tem a ver com a poesia? Segundo o escritor pernambucano A.T. Sergio, tudo! O romancista, organizador e participante de antologias nos gêneros terror, suspense, mistério e policial promove todas as quintas em seu perfil do Instagram a live “Poesia de Quinta”, onde recita poemas de autores nacionais consagrados e algumas novidades, tanto próprias quanto de colegas que se aventuram na arte da poesia, além de falar sobre outros temas desse gênero literário, não somente voltado ao terror.
“A poesia está em tudo, basta sentirmos o que vemos. As temáticas de terror/suspense são viáveis para textos poéticos, trazendo emoção em subjetivismos escritos, envolvendo o público leitor de uma forma bem diferente. E, claro, como não poderia deixar de afirmar, poesia é vida! E, para mim, poesia é tudo”, afirma A.T. Sérgio.
O escritor conta que público que acompanha as lives está atento à poesia e perguntas sobre a forma, a técnica e o momento em que alguns dos textos foram escritos são recorrentes. “Inclusive, a mais frequente e interessante, foi respondida em meu último contato com o público, a respeito das diversas faces do escritor, passando pelo terror, policial e suspense, indo até a poesia”, revela.
O projeto “Poesia de Quinta” nasceu há muitos anos, em outro formato, mas com a mesma ideia de promover a poesia em língua portuguesa na internet. “Há muitos anos, entrei na rede com o Poesia e Cia, um site para divulgar o meu trabalho e os textos de poetas e poetisas sem espaço no mercado editorial nacional”, observa.

VEJA TAMBÉM: Obra de Shakespeare é tema de podcast com professora da UFPR

Apesar do formato ter sido alterado para vídeos em seu canal no Instagram, o objetivo continua sendo o mesmo: difundir poetas e poetisas nacionais. O projeto ganhou a parceria de algumas editoras, como a Delirium e a Luva, deixando à disposição suas redes para descobertas de novos talentos e divulgação do projeto. “Mas, estamos procurando engajar mais empresas, abrindo cada vez mais o leque de opções”, ressalta o escritor pernambucano.
A.T. Sérgio já publicou contos em mais de 25 antologias e sua estreia em romances foi com a publicação, “Eles”, após ter sido finalista no prêmio SweekStars, edição 2018. Ele ainda é redator da revista eletrônica “A Arte do Terror”, é também colunista do portal literário “Literanima”, onde publica textos periódicos sobre criatividade e forma de escrita. Mais informações sobre o trabalho do escritor estão disponíveis no site www.atsergio.com.br.