Cultura pelo Brasil: Confira a programação de atividades formativas do Santos Film Festival

Profissionais de diversas áreas do cinema, como Paula Pretta, Debra Zimmerman, Ondina Clais e Sérgio Resende, participam de webinars, masterclasses e oficinas gratuitas

A edição especial on-line do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que acontece entre os dias 16 e 23 de março e dá protagonismo à presença das mulheres no mercado audiovisual, acaba de divulgar as atividades gratuitas já confirmadas.
Realizado desde 2014, quando ainda era denominado Mostra Cine Brasil Cidadania, o festival já exibiu cerca de 300 filmes, nacionais e internacionais, promoveu mais de 80 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 400 profissionais das mais diversas áreas culturais.
Confira a programação das atividades formativas gratuitas:
BATE-PAPOS
Transmitidas ao vivo, no Facebook e YouTube do SFF
Para a abertura, em 16 de março, às 18h30, o SFF convida Adelia Sampaio, a primeira mulher negra a dirigir um filme no Brasil, para uma conversa com a jovem cineasta santista, Vitoria Felipe – que aos 22 anos já participou de festivais e mostras brasileiras com seu o curta-metragem “Ana”, de 2017, que conquistou os prêmios de Melhor Atriz, Fotografia e Roteiro no 11° Festival Curta Taquary (PE) e a Menção Honrosa pela TV Cultura no 29° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – e Paula Azenha, cocriadora e codiretora do SFF.
No dia 17 de março, das 16h às 17h30, a atriz Ondina Clais faz uma reflexão sobre o apagamento da linhagem matrilinear na história a partir dos gregos com a instauração do patriarcado, utilizando como exemplos Medeia, Electra e Hipólita e os filmes históricos de Passolini, Michael Cacoyannis, assim como Mulher Maravilha, recentemente lançado, no bate-papo Perspectivas Históricas do Feminino no Audiovisual. A atriz atuou na terceira temporada da série “Sessão de Terapia” (GNT) e na primeira temporada de “O Hipnotizador” (HBO), além de participar dos longas-metragens como “Meu Amigo Hindu”, de Hector Babenco, “O Filme da Minha Vida”, do diretor Selton Mello, “Rio-Santos”, de Klaus Mitteldorf, e “João”, o Maestro, de Mauro Lima, entre outros. No teatro, estreou a versão digital da peça “A semente da romã”, texto inédito de Luís Alberto de Abreu, que integra a Pentalogia do Feminino, e foi contemplada com o prêmio Respirarte Funarte em 2020 com seu solo “Hipólita – Rainha das Amazonas”.
Bate-papos com os membros dos júris
Sempre às 18h, discutindo o mercado atual internacional, nacional e regional, transmitidos ao vivo pelo Facebook e YouTube do SFF
Na estreia, em 17 de março, o Júri Internacional, formado pela empreendedora cultural que atua na produção de festivais pelo mundo Nagila Guimarães, a cineasta Andrea Pasquini, realizadora do documentário “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” (premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, 2003), entre outros, e o professor e pesquisador na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual e Teorias da Comunicação Jamer Guterres.
No dia 18 de março, a conversa é com o Júri Nacional, com a atriz, roteirista e cineasta Julia Katharine, a cofundadora da WIFT Brasil – Women in Film & Television Brasil Maristela Sanches Bizarro, Liz Reis, atriz e produtora documentarista, e o pesquisador e professor atuante nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Televisão Rogério Ferraraz.
O Júri Regional fecha o ciclo de bate-papos em 19 de março, com Kamilli Semenov, de 22 anos e que desde os 16 está no mercado de trabalho audiovisual como produtora e diretora (atuou como 1ª assistente de direção em “Sócrates”, filme brasileiro que disputou vaga no Oscar 2020), Tamirys Ohanna, atriz de Cubatão, litoral de São Paulo, formada na Escola de Arte Dramática (EAD/USP) e na Broadway Dance Center, de Nova York, participou do elenco da série “Segunda Chamada” e do elogiado filme “O homem cordial”, o diretor da produtora Flip Filmes Wanderley Augusto Camargo, um militante na área acadêmica como professor e coordenador do curso de Audiovisual da Universidade Católica de Santos, e Eduardo Cavalcante, professor no curso de Jornalismo e gestor de mídia da Universidade Católica de Santos.

VEJA TAMBÉM: Sesc Paço da Liberdade retoma exibições presenciais do Cinepensamento

WEBINAR: O processo de produção e direção dos testes de elenco
Transmissão por meio da plataforma Zoom, com inscrições prévias no site do SFF (que ainda não foram abertas)
O webinar será no dia 22 de março, das 19h às 20h30, ministrado por Paula Pretta, atriz e diretora de Elenco, que iniciou sua trajetória em 1999, ao lado de grandes nomes do cinema nacional, como Roberto Moreira, Anna Muylaert, Tata Amaral, Fernando Meireles, Lais Bodansky, entre outros, e fez parte do Departamento de Casting da O2 Filmes durante dez anos. Ela analisará o processo de produção e direção dos testes de elenco, com destaque para o filme “Meu nome é Bagdá”, dirigido por Caru Alves de Souza e vencedor do Festival de Berlim – Berlinale 2020, entre outros festivais internacionais, e abordará outros filmes nos quais atuou como produtora de elenco em seus mais de 20 anos de carreira no cinema brasileiro.
OFICINAS
Transmissão por meio da plataforma Zoom, com inscrições prévias no site do SFF (que ainda não foram abertas)
Um minuto para o fim da violência contra a mulher
A oficina acontecerá em três sessões, nos dias 18, 19 e 21 de março, das 14h às 16h, e tem como objetivo mobilizar o público para o combate à violência de gênero, por meio da produção de um curta-metragem com duração de um minuto realizado por meio de telefones celulares. As professoras serão Maristela Sanches Bizarro, cofundadora da WIFT Brasil – Women in Film & Television Brasil e cineasta, com experiência na produção e direção de obras audiovisuais com ênfase no documentário, como no média-metragem “Imagem Mulher” (2011) focado na representação feminina na mídia, e Ana Cláudia Martins, que parte da equipe WIFT Brasil, onde, entre 2014 e 2015, foi produtora do “Elas na Tela” e, em 2016, idealizou e produziu o programa “Tamo Junta”.
Videodança – O corpo na imagem
O produtor de audiovisual Eduardo Ferreira ministra a oficina em 22 de março, das 14h às 18h. Ele utilizará estratégias, referências e exercícios destinados a introduzir e desenvolver a prática de videodança, a fim de exercitar a sensibilidade do olhar, o sentir e o dançar para a câmera, debatendo a importância da narrativa, produção e planejamento no desenvolvimento da videodança, além de convidar a experienciar as relações entre câmera, enquadramento, movimento e improvisação, debatidos na oficina.
MASTERCLASSES
Transmitidas ao vivo, no Facebook e YouTube do SFF
O horror que nos pertence: mulheres e o gênero maldito
Essa masterclass será no dia 19 de março, das 14h às 16h, com a doutora em Multimeios (UNICAMO) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, Laura Cánepa, que discutirá o papel das mulheres como criadoras, espectadoras e personagens de filmes e histórias de horror.
Ainda em 19 de março, das 19h30 às 21h, o SFF exibe o filme “Carne” – selecionado para mais de 250 festivais de cinema, recebeu mais de 65 prêmios, qualificado para o Oscar 2021 e listado como finalista para o Prêmio Goya 2021 – da diretora, roteirista e animadora Camila Kater, seguido da masterclass sobre a trajetória da diretora no audiovisual, responsável por, entre outros, curtas como “The Apple Trial “(2013), “Flerte” (2015), “Indescritível” (em finalização), e, como assistente de arte e de animação, no longa da “Coala Filmes Bob Cuspe, nós não gostamos de gente” (em finalização).
Criando estratégias para exibir seu filme em um festival
No dia 20 de março, essa masterclass, que será das 19h às 21h, terá Debra Zimmerman, diretora Executiva da Women Make Movies – organização de artes multimídia feminista sem fins lucrativos, com sede em Nova York, que desde 1972 ensina mulheres a fazer filmes. Ela compartilhará informações sobre modelos de negócios, propaganda espontânea (boca a boca), apresentação de filmes e “navegação” nos ambientes dos festivais e ainda trata de modos de comercialização de filmes, desde o lançamento até a distribuição, considerando diferentes formatos: curta e longas-metragens, ficção e documentários. Estratégias de Marketing e financiamento de filmes independentes serão também abordadas na aula.
WORKSHOPS
Transmissão por meio da plataforma Zoom, com inscrições prévias no site do SFF (que ainda não foram abertas)
Workshop de Direção
A aula será no dia 23 de março, das 14h às 17h, com o diretor Sérgio Rezende, que já em seu primeiro longa “Até a Última Gota”, de 1980, recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado e o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Manhein, na Alemanha, além de uma menção honrosa no Festival de Havana, e seguiu com suas premiações em importantes festivais com seus filmes “O Sonho Não Acabou”, “O Homem da Capa Preta”, “Lamarca e Mauá – O Imperador e o Rei”, “Zuzu Angel” e “Salve Geral”, e foi homenageado no Santos Film Fest em 2020, ministra o
PALESTRA
Transmissão por meio da plataforma Zoom, com inscrições prévias no site do SFF (que ainda não foram abertas)
O músico e produtor santista Rogério Baraquet, um dos pioneiros da MPB eletrônica, compositor e produtor de trilhas sonoras para teatro e rádio, fará um passeio pela história dos principais temas musicais de filmes do cinema nacional na palestra “Por que Amamos Esta Canção?” em 23 de março, das 14h às 15h30.
Mais informações no site www.santosfilmfest.com, no YouTube, no Facebook e no Instagram.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Deixe uma resposta

Publicações Recentes

Festival Olhar de Cinema 2024 tem inscrições para voluntários até 15 de maio

O Festival Olhar de Cinema está com inscrições para voluntários que queiram colaborar. Veja como se inscrever até dia...

Veja Também

spot_imgspot_img

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.